Os candidatos aprovados no Concurso da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) deram início nesta segunda-feira, 25, ao Curso de Formação, última etapa do certame para o ingresso na carreira. A aula inaugural foi marcada por cerimônia que contou com a presença da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, além de representantes de órgãos envolvidos na organização do processo seletivo.
Em seu discurso, a prefeita enfatizou a importância desta jornada tanto para os alunos quanto para a capital mais jovem do Brasil. “Com capacidade e qualificação impecáveis, assumam o papel que terão à frente da nossa gloriosa força azul-marinho. Sejam leais à nobre missão que começa agora e que marcará a história de Palmas e a vida de cada um de vocês. Desejo um excelente curso e que vocês façam o melhor por esta cidade.”
O presidente do Instituto 20 de Maio, Bruno Barreto, também destacou o esforço que levou a este momento e a responsabilidade dos futuros guardas. “Vocês representam a renovação e o fortalecimento de uma instituição essencial para a segurança pública e o bem-estar da população. Este concurso não foi um processo simples, exigiu dois anos de rigorosas etapas, debates e decisões para que hoje chegássemos a este momento. Estar aqui é, para cada um de vocês, um atestado de resiliência, dedicação e superação, características que serão indispensáveis na carreira que estão prestes a trilhar.”
O Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) teve seu início no dia 18 de novembro com a semana zero e agora segue com duração de aproximadamente 900 horas, o programa de formação de guarda, incluirá aulas práticas e teóricas, resultado do convênio entre a Prefeitura de Palmas, do IFTO e a da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).
Estiveram também presentes na cerimônia o secretário de Mobilidade e Segurança Urbana de Palmas, Agostinho Araújo; a diretora-geral do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Noemi Zukowski; o coordenador do CFG/GMP, Paulo Paz; o diretor de Relações Institucionais do IFTO, Josuan de Carvalho, e o comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Amorim Júnior.
Texto: Ascom IVM
Edição: Secom Palmas