12 setembro 2022 às 10:30

Ingredientes da comida caseira agradam a quem reconhece afetividade nas receitas

Festival traz temática a preparos que ressaltam no paladar as refeições da infância

A carne de sol, o chambari, o peixe, o jiló, a banana e a goiabada são alguns dos muitos alimentos familiares ao paladar de quem ainda se lembra da comida caseira da infância. Ingredientes que ganham combinações novas e apresentações gourmetizadas para fazerem bonito no 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu. Tudo isso para oferecer uma comida rica em afetividade aos visitantes do festival. A comida afetiva é tema do festival deste ano, que se iniciou no último dia 7 e segue até domingo, 11, no distrito de Palmas.

A artista Sara Gomes disse que se sentiu contemplada com o tema comida afetiva. “Senti muita coisa despertar em mim, surpresas com ingredientes que eu comia quando criança de um jeito diferente. Está sendo muito bom experimentar tudo”, avaliou, após experimentar a lambasanha (lasanha de chambari).

Apesar de não estar familiarizado com a comida regional tocantinense, o argentino Gerônimo Campanello  também elogiou. “Gostei de tudo que experimentei. Para mim muitos ingredientes são novidade, mas confesso que estou apreciando muito”, disse.

São 41 pratos pensados para agradar e acariciar todos os paladares. Um deles foi pensado pela Erlandia Gomes de Souza. “O ’Uai, a Mineirisse está em Taquaruçu’ traz o milho de canjiquinha, o porco, o quiabo e o ovo como estrelas de um prato bem caipira. Optei por uma carne mais acessível e pela canjiquinha que muitas pessoas gostam mas não encontram em outros pratos do festival. Quando servi em casa foram só elogios dos familiares, tenho recebido feedback positivo e acredito que o sabor e a cor vão tocar em muitas pessoas”, comentou.

A consultora de vendas Carolina Almeida entrou no concurso gastronômico com um trio de bolinhos a base de carne de porco, carne de sol e peixe. “São todos ingredientes bem afetivos e que fizeram sucesso na minha família. Chegaram a me dizer que a receita vai ser campeã, então acredito que investi nos ingredientes certos”, reforçou.

O presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Tom Lyra, afirmou que o tema veio para demonstrar o cuidado da Prefeitura de Palmas em oferecer sempre a melhor versão do festival para o visitante. “Cozinha é um ambiente muito relacionado a amor e cuidado. Quando você distribui afeto em vários pratos, quem experimenta também sente afetividade para quem aprecia os pratos. Pensamos em tudo, inclusive, numa estrutura que lembra os pátios da casa da avó para agradar e bem receber a todas as famílias”, pontuou.

Confira neste link a relação dos pratos oferecidos pelo FGT 2022

 

Tags: