JMPI movimenta positivamente o trade turístico da Capital
Visando o melhor atendimento ao
turista e ao mesmo tempo proporcionando geração de renda no município de
Palmas, principalmente no que se refere ao trade turístico da Capital, a
Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agtur) realizou um planejamento
estratégico para a realização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI). Pautada
no que pressupõe uma gestão descentralizada e participativa, a Agtur realizou
reuniões com todas as áreas do setor turístico de Palmas que estavam, direta ou
indiretamente, relacionados ao evento.
Segundo o Presidente da Agtur,
Cristiano Rodrigues, o planejamento esteve focado nas principais entidades de
associações que movimenta o setor turístico de Palmas, sendo eles: Associação
Comercial e Industrial de Palmas (Acipa); Associação Brasileira dos Bares e
Restaurantes (Abrasel – TO); Associação Brasileira dos Hotéis (ABIH-TO);
Secretaria Especial dos Jogos Indígenas (Seji); Associação das Agências de
Viagens (Abav – TO); Convention Visitors Bureau TO; Receptivo TO; Serviço
Brasileiro de Apoio à Micro Empresa (Sebrae/TO); Infraero-TO; Ministério do
Turismo; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); Conselho
Nacional do Esporte e Superintendência Estadual de Turismo.
Durante os seis meses que antecederam
o evento, a equipe técnica da diretoria de eventos da Agtur realizou um
monitoramento da oferta de hospedagem, e constatou que a até o mês de setembro,
com uma taxa média de ocupação em torno de 60%, havia 945 UH’s ocupadas. Já
durante os JMPI estiveram ocupadas 1.568 UH’s em média, o que equivaleria a
99,5% da oferta existente anteriormente aos JMPI, o que comprova que foi
fundamental a oferta das novas 168 UH’s.
Além da rede hoteleira tradicional,
outros meios de hospedagem também foram utilizados pelos turistas, tais como o
Airbnb, que contabilizou 119 hospedagens, os indígenas que se hospedaram nas
escolas municipais, somando 700 Pessoas, e mais mil indígenas de etnias nacionais
na Ocara. Além disso, também contamos com os voluntários, que foram 250, e
estes, na sua maioria ficaram hospedados em Casas de Amigos e Familiares.
“Esses dados infelizmente não estão
disponíveis, mas certamente relevantes, considerando estudos do Ministério do
Turismo que apontam que apenas 30% dos viajantes se hospedam em hotéis”, disse
o diretor de Promoção e Eventos, Enock Cabral.
Catur
O número de atendimentos nos três
Centros de Atendimentos aos Turistas de Palmas, para informações, saltou de uma
média de 15 para 95, um crescimento substancial, superior a 500%. Foram
atendidas aproximadamente mil pessoas, nos três Catur’s (Aeroporto, Centro e no
distrito de Taquaruçu) durante os JMPI. Dentre as informações dadas estão: App’s
relacionados ao evento, app’s referentes à oferta gastronômica, app’s
relacionados às linhas de ônibus na cidade, endereço de hotéis e da Arena dos
Jogos.
Com o desembarque de aproximadamente mil
passageiros por dia no Aeroporto de Palmas, cerca de nove mil em nove dias (aproximadamente
85% dos assentos disponíveis), pode se inferir que cerca de 2.500 pessoas,
aproximadamente 28% dos que desembarcaram pegaram material no balcão do Catur
durante o evento.
Alimentos e Bebidas
Durante o evento foram monitorados 50
equipamentos do setor de Alimentos e Bebidas representados pela Abrasel-TO.
Considerando a capacidade média de atendimento em 60 pessoas, havia antes dos
JMPI a ocupação de 33 assentos em média, e passou a ocupação de 51 lugares
durante os JMPI. Considerando gasto diário médio individual de R$ 60,00 e o número
médio de ocupação diária três mil, alcança-se a movimentação de R$ 180.000,00
por dia o que equivale a uma movimentação durante os JMPI de R$ 1.620.000,00
nos equipamentos monitorados. Segundo a Abrasel, houve um incremento na
movimentação financeira nos equipamentos de Alimentos e Bebidas de 30% a mais
durante os JMPI.
Hotéis
Segundo a equipe técnica da diretoria
de eventos da Agtur que realizou esta pesquisa, o número de visitantes
identificados, apenas nos leitos ocupados na hotelaria durante os JMPI foi de 3.566.
Com um valor médio de R$ 150,00 para cada diária, tem-se o número de R$
534.900,00/dia. Considerando o mesmo público e o valor médio de refeição em
torno de R$ 30,00 por pessoa, duas refeições diárias, há a movimentação de R$
213.960,00/dia. Somados esses números chega-se a R$ 748.860,00/dia,
multiplicado por nove dias de evento, obtém-se o valor médio estimado de R$
6.739.740,00 apenas para o público que utilizou hotelaria.
Segundo Enock alguns fatores devem
ser levados em consideração: apenas 30% dos visitantes utilizaram a rede
hoteleira; a presença dos moradores das cidades no entorno que não pernoitaram
na cidade, mas consumiram produtos e serviços; o número de pessoas que
estiveram na Feira Internacional de Artesanato e adquiriram produtos; os
momentos em que a Arena e o Estádio receberam público maior do que o dobro da
oferta hoteleira da cidade. “Podemos inferir que a movimentação total, durante
os jogos, foi superior à R$ 20 milhões injetados na economia da cidade”, disse Enock
Cabral.
Para o presidente da Agtur, Cristiano
Rodrigues, este número vem reforçar o potencial turístico de Palmas, além de
promover o desenvolvimento econômico da cidade. “Palmas mostrou que além de ser
um destino turístico em ascensão, e agora depois dos JMPI intensivamente
divulgado pelos meios de comunicação de todo o mundo, tem capacidade para
receber bem aos nossos turistas, levando desenvolvimento econômico e
proporcionando geração de renda em todo o trade turístico”, enfatizou
Rodrigues.