
Jovens apresentam ideias de negócios no primeiro dia de aula do projeto Empreenda Mais da Prefeitura de Palmas
Com duas turmas, uma no período da tarde, outra no período noturno, a primeira etapa do projeto acontece até sexta-feira, 21
As aulas do projeto Empreenda Mais começaram na tarde desta segunda-feira, 17, na sede da Fundação da Juventude (FJP). Com duas turmas, uma no período da tarde, das 14 às 18 horas, e outra no período noturno, das 19 às 22 horas, essa primeira etapa do projeto acontece até sexta-feira, 21.
O presidente da FJP, Juniel Carvalho, comemorou o início do projeto que atende a juventude palmense que sonha em empreender. “Nós estamos muito felizes em poder ser direcionado pelo nosso prefeito e realizar um dos seus sonhos, que é trazer para dentro da Casa da Juventude os nossos jovens. Estamos abrindo as portas da Casa para a própria juventude”, destacou.
O projeto Empreenda Mais está sendo realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação da Juventude e conta com a parceria do Instituto Nacional de Desenvolvimento Socioeconômico (INDS). O presidente, Vitor Rocha, agradeceu o espaço com o Município para ofertar o curso. “Eu quero agradecer a Prefeitura de Palmas por toda essa parceria. O empreendedorismo é muito bom como ferramenta de inclusão produtiva, porque ele permite que o jovem se adapte e consiga trabalhar naquilo que tem aptidão. E com o jovem que tem essa habilidade, somado ao conhecimento, que é a ideia do Empreenda Mais, a gente consegue potencializar não só ele, mas toda a família e a comunidade em que ele está inserido. A parceria com o Município vai ao encontro com a missão do INDS e a nossa ideia é estar cada vez mais unidos com a FJP”, declarou.
Primeira etapa
Neste primeiro dia de aula foi feita uma introdução de todo o conteúdo. Hoje, os alunos listaram quais são as ideias de negócio que eles têm, para que seja avaliada a melhor opção para ele trabalhar no projeto.
A Islli Costa, tem 19 anos e é estudante de cursinho. A jovem está se preparando para prestar vestibular para medicina. Mas além da carreira na saúde, também sonha em empreender. “Eu já tenho o sonho de empreender há muito tempo para ter liberdade e independência financeira. Eu já estou gostando muito do curso, porque é uma oportunidade muito boa para eu começar a minha vida e entrar no empreendedorismo. Eu já tenho uma ideia de negócio e acredito que aqui vai me abrir portas”, comentou.
Ainda neste primeiro dia de aula, o aluno vai solicitar a logomarca da ideia de negócio dele e, ao decorrer da jornada, o jovem já avalia outros pontos, como onde abrir o negócio, o público, precificação de produto, conceitos de marketing, dentre outros conhecimentos.
Já na próxima sexta-feira, 21, o aluno vai finalizar essa etapa do curso, com a teoria e com o plano completo de negócio.
Incubação
Na segunda etapa do curso, no período de incubação, o aluno vai se reunir com a consultoria. Durante um mês, o jovem terá mentorias e consultorias empresariais para assegurar que ele vai ter menos dificuldade possível, além de cumprir o plano de negócios para conseguir que esse empreendimento tenha êxito.
Texto: Cynthia Miranda
Edição: Iara Cruz