Lançamento do livro À Flor da Pele de Vânia Santana acontece na 42ª Roda Literária
Evento será realizado na sexta-feira, 24, na Biblioteca Jornalista Jaime Câmara
O lançamento de À Flor da Pele, obra que reúne poemas de Vânia Santana, com mediação de Geliza Diniz, abrirá o calendário de 2025 do projeto Roda Literária, na sexta-feira, 24, às 19 horas. O evento, que é promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), será realizado na Biblioteca Jornalista Jaime Câmara, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.
À Flor da Pele combina poemas que traduzem a sensibilidade e a profundidade da autora, refletindo experiências vividas ao longo de diferentes fases de sua vida. Dividido em três partes — Vida em Versos, Poemas e Canções e Eu Profundo —, o livro aborda temas como amor, cotidiano, sentimentos e reflexões existenciais. “O que agora se consubstancia em um livro, não foi algo criado em um lapso curto, mas uma construção que remete à minha juventude, passando por todas as fases e momentos de alegrias, desafios, conquistas, medos ou desilusões”, afirma a autora.
Para Abílio Wolney Aires Neto, autor do prefácio de À Flor da Pele, a autora transforma experiências cotidianas em arte, criando uma conexão profunda com o leitor. “Vânia nos convida a um universo onde a arte transcende a mera expressão e se torna a essência da existência”, afirma.
O poema Sensibilidade, escolhido como destaque na capa, sintetiza a essência da obra:
“Eu só sei falar de mim…
das delícias do amar
da beleza do cantar
em doce e terna companhia…”
A autora
À Flor da Pele é o primeiro livro de Vânia Santana, 65 anos, tocantinense de Natividade, que mora em Palmas desde 1992. Filha de Ada Rodrigues Santana e Almiro Rodrigues de Santana, irmã de Welcastro Rodrigues Santana, Eliete Rodrigues Santana (in memoriam) e Elenita Rodrigues Santana Parente. Graduada em letras e especialista em Gestão Educacional, professora aposentada. Poeta desde a juventude, muitos dos seus poemas se tornaram canções em festivais de Dianópolis- TO. Sua alma literária tece além de palavras e poemas. Entrelaça fios em bordados à mão, ofício aprendido com sua mãe, enfeitando vidas e criando memórias em filigranas.
Mediação
Geliza Diniz é autora best-seller Amazon, pela publicação de ‘E se Ser Diferente for uma Potência e não um erro?’, livro editado em três idiomas: português, inglês e espanhol. Atualmente a autora se dedica como escritora, ghost-writer, biógrafa, editora, infoprodutora e, também, como mentora autoral para escritores e empreendedores de diversas áreas.
Publicitária, iniciou sua jornada empresarial na área de comunicação e marketing em 2001, em Palmas/TO como Founder e CEO da agência Hágora Comunicação e Marketing por cerca de 13 anos. Após diagnóstico de síndrome de Burnout em 2016, optou por fazer das suas habilidades e capacidades multipotenciais, uma contribuição para que outras pessoas soubessem que viver da escrita/da arte, no Brasil, é possível.
É Facilitadora de Access Consciousness, Founder e CEO da OddS Book e Núcleo Cria Conexão e Marketing. Desenvolve palestras, com temas direcionados à expansão de consciência, saúde mental, neurodiversidade e autodesenvolvimento pessoal e profissional.
Serviço:
O quê: 42ª Roda Literária – Lançamento do livro À Flor da Pele, de Vânia Santana
Quando: sexta-feira, 24, às 19 horas
Onde: Biblioteca Municipal Jornalista Jaime Câmara – Espaço Cultural José Gomes Sobrinho
Texto: Samara Martins/FCP
Edição: Denis Rocha/Secom Palmas