Luiz Felipe Miranda do 9° ano da EM Antônio Gonçalves Filho é o primeiro aluno de escola pública municipal do Tocantins a se consagrar como mestre nacional de xadrez – Foto: Divulgação
Tabuleiro
03 dezembro 2024 às 05:29

Luíz Felipe Miranda recebe título de mestre nacional de xadrez

Aluno do 9° ano da Escola Municipal Antônio Gonçalves de Carvalho Filho é o primeiro estudante tocantinense da rede pública municipal a conquistar essa qualificação 

Um título inédito e muito cobiçado pelos amantes do xadrez foi conquistado, neste último final de semana, 29/11 a 1°/12, pelo aluno Luiz Felipe Miranda, do 9° ano da Escola Municipal Antônio Gonçalves de Carvalho Filho, localizada na Quadra Arso 111 (1.104 Sul), o primeiro aluno de uma escola pública municipal do Tocantins a se consagrar como mestre nacional de xadrez. O título foi conquistado no Festival Regional Norte do Brasil da Criança e da Juventude (Fernoc e Fernoj), realizado na cidade de Marabá (PA).

De acordo com o professor de educação física da unidade educacional, Marcelo Suarte, que também é professor de xadrez, os campeões das categorias sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20, também conquistaram o título de mestre nacional de xadrez. Além do aluno da rede municipal, outros dois tocantinenses conquistaram esse título, sendo um de escola privada e outro de uma instituição de ensino superior. 

Atualmente o Tocantins conta com cinco mestres nacionais e apenas Luiz Felipe é de uma escola pública municipal. Ele disputou na categoria sub-16, xadrez rápido e xadrez clássico. O professor destaca que a instituição investe no projeto de treinamento esportivo escolar, e uma das modalidades trabalhadas é o xadrez. 

“Nós temos uma equipe de xadrez e toda semana treinamos, então já tem bastante tempo que a gente vem trabalhando com essa modalidade na escola, e temos obtido bons resultados de destaque. O Luiz Felipe é também, atualmente, o campeão sub-15, campeão estadual sub-15, campeão estadual sub-18, campeão do jets de 15 a 17 anos, vice-campeão do circuito adulto de xadrez, campeão blitz, que é um bem rápido, campeão no clássico, campeão no rápido, são três motores”, comenta orgulhoso o professor. 


 

 

Texto: Redação Semed Palmas
Edição: Denis Rocha/Secom Palmas