
Moradores da Capital podem solicitar recolhimento de galhadas e mobília velha pelo telefone
Por não poderem se misturar ao lixo doméstico comum, recolhimento de galhadas e catatreco precisa ser solicitado com antecedência na Seisp
Preocupada
com mosquitos que poderiam ser atraídos por restos da poda de árvore de seu
quintal e da vizinha, a dona de casa Maria Santana solicitou por telefone à
Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas (Seisp) o
recolhimento das galhadas. A solicitação aconteceu na última semana e como a programação
de recolhimento já previa atendimento do Jardim Aureny III nesta segunda-feira,
26, o pedido da dona de casa foi prontamente atendido.
Mesmo
com chuva leve caindo, ela e a filha Meirelen Fernandes agradeceram aos
funcionários da pasta que recolheram o material que será destinado a um
depósito específico para este tipo de resíduo. “Liguei e foi tão rápido. Para
mim é um sossego saber que eles recolhem isso, porque eu sei que resto de folha
assim atrai doenças”, disse Maria. A preocupação da moradora está correta.
Restos de materiais orgânicos, como galhadas em decomposição, podem atrair o
mosquito transmissor do calazar e, quando a quantidade favorece o acúmulo de
água, o risco é de reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Apesar
de todo morador ser responsável pela destinação adequada deste tipo de resíduo,
a Prefeitura de Palmas instituiu, por meio da Seisp, serviços para atender a
essa grande demanda. Solicitações como a da dona de casa Maria Santana são
recebidas pelos números (63) 2111-0627 e 2111-0628.
Neste
mesmo número também é possível solicitar o recolhimento de mobília velha. Este
é serviço de catatreco que garante o recolhimento de móveis velhos, colchões e
eletrodomésticos, como geladeiras e armários, por exemplo, sem mais condições
de uso para destinação a um depósito adequado.
Atenção às datas
Para
ambos os serviços, é preciso ligar nos números citados entre as 13 e 19 horas,
de segunda a sexta-feira, e informar endereço e ponto de referência. Os
atendentes realizarão o registro da demanda, do morador solicitante e
informarão a data provável de atendimento da área onde o solicitante
reside.
“Atendemos
toda a cidade. À medida que recebemos um pedido, atualizamos a lista de
endereços de recolhimento. Essa lista é construída dentro da programação de
bairros e quadras que estão previstas para cada semana de trabalho”, explica o
diretor de Limpeza Pública, William Roberto de Ataídes.
Ele
lembra ainda uma recomendação importante. “Não queremos que os moradores liguem
e já depositem todo o material que têm em casa nas calçadas e esperem o
caminhão passar. Existe uma programação ordenada para isso”, alerta o diretor.
A
orientação é que o morador, que tenha qualquer destes resíduos (galhadas ou
mobiliário velho), faça o pedido por telefone e só deposite o material nas
calçadas de casa na data informada pela Seisp para evitar transtornos à
vizinhança e não atrapalhar o recolhimento de lixo comum cujo caminhão passa com mais
frequência, conforme orienta o diretor William Roberto de Ataídes.
A
recomendação também garante que não sejam infringidas regras do Código de
Postura Municipal que não permitem obstrução de calçadas e outros logradouros
públicos. Estar atento à data informada de atendimento da sua quadra também
evita que o morador seja notificado por fiscais de postura que possam vir a
encontrar o material em situação irregular.
Demais resíduos
O
serviço de coleta de lixo doméstico em Palmas é regular e atende 100% do
território urbano de Palmas. O que garante mensalmente o descarte de 250
toneladas de resíduos comuns por dia no aterro sanitário da Capital. Lá, a
estrutura montada atende as normas exigidas para depósito e tratamento de
resíduos.
No
entanto, é importante frisar que somente lixo doméstico, o que não inclui
restos de construção. Mas para onde devem ser direcionados estes resíduos? Os
restos de construção são destinados a depósito específico por empresas de locação
de contêiner específico. O serviço é particular e, portanto, deve ser
contratado pelo morador diretamente com o prestador de sua escolha.
Dúvidas sobre o assunto também podem ser esclarecidas por qualquer cidadão na Seisp pelos telefones dos serviços ou pessoalmente na pasta, que fica localizada na Quadra ASR-SE 125, esquina entre a Avenida NS-10 e LO-27.
Para solicitar serviços de catatreco e recolhimento de galhadas
Quando: segunda a sexta-feira
Horário: 13 às 19h
Contato: (63) 2111-0627 e 2111-0628