27 novembro 2018 às 10:28

Moradores da Capital podem solicitar recolhimento de galhadas e mobília velha pelo telefone

Por não poderem se misturar ao lixo doméstico comum, recolhimento de galhadas e catatreco precisa ser solicitado com antecedência na Seisp

Preocupada com mosquitos que poderiam ser atraídos por restos da poda de árvore de seu quintal e da vizinha, a dona de casa Maria Santana solicitou por telefone à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas (Seisp) o recolhimento das galhadas. A solicitação aconteceu na última semana e como a programação de recolhimento já previa atendimento do Jardim Aureny III nesta segunda-feira, 26, o pedido da dona de casa foi prontamente atendido.

 

 

Mesmo com chuva leve caindo, ela e a filha Meirelen Fernandes agradeceram aos funcionários da pasta que recolheram o material que será destinado a um depósito específico para este tipo de resíduo. “Liguei e foi tão rápido. Para mim é um sossego saber que eles recolhem isso, porque eu sei que resto de folha assim atrai doenças”, disse Maria. A preocupação da moradora está correta. Restos de materiais orgânicos, como galhadas em decomposição, podem atrair o mosquito transmissor do calazar e, quando a quantidade favorece o acúmulo de água, o risco é de reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

 

 

Apesar de todo morador ser responsável pela destinação adequada deste tipo de resíduo, a Prefeitura de Palmas instituiu, por meio da Seisp, serviços para atender a essa grande demanda. Solicitações como a da dona de casa Maria Santana são recebidas pelos números (63) 2111-0627 e 2111-0628.

 

 

Neste mesmo número também é possível solicitar o recolhimento de mobília velha. Este é serviço de catatreco que garante o recolhimento de móveis velhos, colchões e eletrodomésticos, como geladeiras e armários, por exemplo, sem mais condições de uso para destinação a um depósito adequado.

 

  

Atenção às datas

 


Para ambos os serviços, é preciso ligar nos números citados entre as 13 e 19 horas, de segunda a sexta-feira, e informar endereço e ponto de referência. Os atendentes realizarão o registro da demanda, do morador solicitante e informarão a data provável de atendimento da área onde o solicitante reside. 

 

 

“Atendemos toda a cidade. À medida que recebemos um pedido, atualizamos a lista de endereços de recolhimento. Essa lista é construída dentro da programação de bairros e quadras que estão previstas para cada semana de trabalho”, explica o diretor de Limpeza Pública, William Roberto de Ataídes.

  

 

Ele lembra ainda uma recomendação importante. “Não queremos que os moradores liguem e já depositem todo o material que têm em casa nas calçadas e esperem o caminhão passar. Existe uma programação ordenada para isso”, alerta o diretor.

 

 

A orientação é que o morador, que tenha qualquer destes resíduos (galhadas ou mobiliário velho), faça o pedido por telefone e só deposite o material nas calçadas de casa na data informada pela Seisp para evitar transtornos à vizinhança e não atrapalhar o recolhimento de lixo comum cujo caminhão passa com mais frequência, conforme orienta o diretor William Roberto de Ataídes.

 

 

A recomendação também garante que não sejam infringidas regras do Código de Postura Municipal que não permitem obstrução de calçadas e outros logradouros públicos. Estar atento à data informada de atendimento da sua quadra também evita que o morador seja notificado por fiscais de postura que possam vir a encontrar o material em situação irregular.

 

 

 

Demais resíduos

 

 

O serviço de coleta de lixo doméstico em Palmas é regular e atende 100% do território urbano de Palmas. O que garante mensalmente o descarte de 250 toneladas de resíduos comuns por dia no aterro sanitário da Capital. Lá, a estrutura montada atende as normas exigidas para depósito e tratamento de resíduos.

 

  

No entanto, é importante frisar que somente lixo doméstico, o que não inclui restos de construção. Mas para onde devem ser direcionados estes resíduos? Os restos de construção são destinados a depósito específico por empresas de locação de contêiner específico. O serviço é particular e, portanto, deve ser contratado pelo morador diretamente com o prestador de sua escolha.

 

 

Dúvidas sobre o assunto também podem ser esclarecidas por qualquer cidadão na Seisp pelos telefones dos serviços ou pessoalmente na pasta, que fica localizada na Quadra ASR-SE 125, esquina entre a Avenida NS-10 e LO-27.



Serviço

Para solicitar serviços de catatreco e recolhimento de galhadas 

Quando: segunda a sexta-feira 

Horário: 13 às 19h 

Contato: (63) 2111-0627 e 2111-0628