
Órgãos ambientais se unem para reforçar combate à pesca ilegal no Lago de Palmas
Reunião liderada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação de Meio Ambiente, discute ações estratégicas de fiscalização e educação para preservar o ecossistema e garantir pesca sustentável
A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) realizou uma reunião com órgãos ambientais na tarde desta terça-feira, 1º de abril. O objetivo foi planejar e elaborar uma ação conjunta e estratégica de prevenção à pesca ilegal no Lago de Palmas.
O presidente Isac Braz da Cunha convidou os órgãos federais, municipais e estaduais parceiros para que, juntos, possam realizar ações estratégicas no Lago de Palmas. “A nossa ideia é, principalmente aos finais de semana e feriados, realizar ações de fiscalização e educativas no Lago de Palmas. Além disso, em caso de flagrante de pesca ilegal, os responsáveis serão punidos de acordo com a lei”, explicou.
O presidente destacou ainda que a pesca é um dos principais atrativos do lago, tanto para o turismo, com a pesca esportiva, quanto para a pesca de subsistência. “Nós precisamos preservar e fazer com que as coisas aconteçam corretamente, como, por exemplo, respeitar o período da piracema. É importante que as pessoas façam o uso de forma consciente e respeitem os limites”, alertou.
Órgãos Parceiros
Estiveram presentes na reunião representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Marinha do Brasil, Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepea), Guarda Metropolitana Ambiental (GMP), Agência Municipal de Turismo (Agtur) e Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE).
Texto: Cynthia Miranda
Edição: Wédila Jácome

Texto: Cyntia Miranda