Palmas abre mais de 4 mil postos de trabalho em 2022
84.360 trabalhadores estão atuando com carteira assinada no comércio da Capital, segundo dados do Caged
Palmas fechou 2022 com saldo positivo no número de geração de empregos formais, um montante de 4.174, conforme os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) disponibilizados pelo Ministério do Trabalho. O índice de criação de novos postos de emprego deste período, elevou para cerca de 84.360 o total de palmenses exercendo atividade com carteira assinada na Capital. E, para manter e ampliar a formalização de novas vagas de trabalho neste ano, a Prefeitura de Palmas vem trabalhando com diversas frentes de serviços, para incentivar o desenvolvimento econômico e o potencial de investimos do setor público e privado, que garantam oportunidade de trabalho e distribuição de renda.
Os números gerais do levantamento revelam que o saldo positivo é o resultado no acumulado na formalização de admissões e desligamentos, 44.916 e 40.742, respectivamente. Das 4.174 novas vagas, o setor de serviço foi responsável pela contratação de 3.235 trabalhadores, o comércio empregou 1.292, seguido pelo segmento da construção 669, indústria 279 e 37 da área do agronegócio.
Ainda segundo os dados, 2.574 vagas foram preenchidas por mulheres, já os trabalhadores masculinos formalizaram as outras 1.600. Deste total de contratados, mais de 95% dos funcionários têm graduação no nível médio completo e 68,33% pertencem à faixa etária entre 18 e 24 anos.
“Palmas se destaca por oferecer inúmeras oportunidades de negócios que contam com o total apoio da gestão municipal à frente de ações que tem como foco principal, o fortalecimento do setor econômico, desde o pequeno ao grande empreendedor palmense. As medidas de desburocratização dos processos e a oferta de formas de crédito, ampliam a capacidade de acesso às vagas de trabalho, gerando oportunidades tanto para o empregador como para o trabalhador,” destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Tom Lyra.
Para alavancar ainda mais o setor econômico, a Sedem já articula a reativação do Sine Municipal, novas parcerias e assinaturas de termos de cooperação com faculdades, universidades, institutos e o Sistema S, visando ampliar o número de ações integradas que busquem o fortalecimento do comércio local, prezando pelas práticas de inovação na formalização de novos negócios que geram emprego e renda. A Casa do Empreendedor, que reúne inúmeros serviços em apoio aos empreendedores, os créditos concedidos pelo Banco do Povo com juros abaixo do mercado e as oficinas de capacitação segmentadas por áreas, são algumas das ações desenvolvidas pela pasta.
O presidente do Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep), Fabiano do Valle, ressaltou que a entidade vem trabalhando com câmaras temáticas para que mais empresas propaguem em nível regional e nacional os serviços ofertados na Capital. “Palmas hoje é referência, e a forma como a prefeitura vem trabalhando facilitando a abertura de novas empresas com agilidade e apoio ao crédito, isso tem ajudado bastante para que pequenos negócios também se desenvolvam. Acredito que neste ano vamos superar o ano passado no número de criação de vagas de emprego”, afirmou o presidente.
Texto e edição: Redação Secom