
Palmas adere ao Programa de Fortalecimento da Educação do Estado do Tocantins
Parceria foi oficializada na manhã desta terça-feira, 29, em agenda realizada no gabinete do governador Wanderlei Barbosa
A Secretaria Municipal da Educação (Semed) formalizou a adesão ao Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), iniciativa do Governo do Tocantins que visa melhorar a qualidade do ensino público no Estado. A parceria foi oficializada na manhã desta terça-feira, 29, durante a agenda no gabinete do governador Wanderlei Barbosa, com a participação do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos e da secretária municipal da Educação, Débora Guedes.
O programa tem como objetivo promover a formação continuada de professores, a modernização da gestão escolar e o reforço das políticas educacionais no município. Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), prevê ainda ações integradas entre estado e municípios, incluindo capacitações pedagógicas, assessoramento técnico e o compartilhamento de boas práticas educacionais.
Eduardo Siqueira Campos, afirmou que a adesão ao Profe permitirá que o município tenha ainda mais controle sobre a qualidade do ensino, com as ferramentas de avaliação por unidade escolar.
“Para nós educadores de Palmas é uma alegria a formalização dessa parceria com Seduc que vai possibilitar que nossos professores tenham acesso a formações alinhadas com as demandas atuais da educação, além de fortalecer a rede municipal com ferramentas inovadoras e estratégias eficientes, prezando pela melhoria dos índices de aprendizagem e valorização dos profissionais”, ressaltou Débora Guedes, agradecendo o convite feito pelo governador.
Profe
O Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) é uma iniciativa colaborativa, de inovação e de gestão que foi planejada para ser desenvolvida no período de 2023 a 2027. O Profe destina investimentos em obras, tecnologia, apoio aos municípios, valorização dos servidores, inclusão, reconhecimento das boas práticas nas redes estadual e municipais. O programa foi transformado em Lei, aprovada em 22 de agosto de 2023 pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa em 28 de agosto.
Texto: Taygo Mello
Edição: Denis Rocha