18 setembro 2015 às 09:47

Palmas é a primeira no ranking de Desenvolvimento Humano

A Revista Isto É e a consultoria Austin Ratings divulgaram na noite desta quinta-feira, 17, em São Paulo, o Ranking das Melhores Cidades do Brasil, no qual Palmas ficou em primeiro lugar no indicador Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as cidades de grande porte. A premiação contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, do prefeito Carlos Amastha, entre outros prefeitos, gestores políticos e imprensa.

 


Mais de 80 prêmios foram entregues aos municípios mais bem posicionados no levantamento feito com base em cerca de 500 itens e elaborado em todas as 5.565 cidades brasileiras.

 


“Com apenas 26 anos de história é gratificante o trabalho que vem sendo feito na cidade, um trabalho diferenciado que nos orgulha demais. Palmas nasceu para ser um novo paradigma de ocupação e estamos atingindo este objetivo. É um orgulho para todos os palmenses de receber este reconhecimento, e sem duvida, é um incentivo muito forte para continuarmos no mesmo caminho”, ressaltou o prefeito Carlos Amastha, ao receber o prêmio.


O ministro Kassab considerou que a transparência nos atos públicos é fundamental para o bom desempenho dos municípios. “O sucesso de uma administração é o desempenho do gestor que compartilha com a cidade levando através da transparência todas as receitas e despesas da cidade, com isso o cidadão ajuda a fiscalizar as contas publicas trazendo mais eficiência”, disse Kassab.

 


Caco Azulgaray, presidente-executivo da Editora Três responsável pela publicação da Revista Isto É, ressaltou que atualmente o povo brasileiro carece de boas notícias e que o prêmio é um incentivo para todos. “É o primeiro estudo e evento de grande porte sobre as melhores cidades do Brasil. No momento em que todos nós estamos carentes de autoestima – todo brasileiro, os empresários, os gestores públicos. Então é muito importante ter julgado e avaliado prefeituras do Brasil”, disse.

 

Avaliação

A consultoria Austin Ratings passou os últimos cinco meses coletando e cruzando dados de todos os municípios brasileiros com o objetivo de identificar as ações que transformam o discurso das campanhas em práticas de sucesso. Para isso, foram escolhidos quatro pilares fundamentais para que um município tenha um bom desempenho em suas políticas públicas: os indicadores sociais, fiscais, econômicos e digitais. “Esse estudo é inédito tanto pela amplitude das cidades pesquisadas quanto pela variedade dos indicadores que são analisados”, diz Alex Agostini, o responsável pela coleta e análise dos dados na Austin Ratings.


Foram avaliados indicadores financeiros divididos em quatro pilares básicos- Econômico, Social, Fiscal e Digital. Curitiba foi a grande vencedora agregando o maior número de indicadores de excelência e, por isso, foi considerada a melhor cidade do País e também a melhor cidade de grande porte. Itajaí (SC) foi eleita a melhor cidade de médio porte do Brasil e Congonhas (MG) a melhor de pequeno porte.


A vencedora do indicador Fiscal foi Macaé (RJ); no indicador Econômico foi Campo Grande (MS); Social, Balneário Camboriú (SC); e Digital, Florianópolis (SC).


O prefeito foi à premiação acompanhado da primeira dama Glô Amastha e dos secretários municipais de Finanças, Cláudio Schüller, de Integração Social e Defesa do Consumidor, Tiago Andrino, de Desenvolvimento Social, Eliane Campos.