27 junho 2024 às 06:36

Palmas recebe representantes do Governo Federal e organismos internacionais para discutirem Parque Linear

Intenção é promover contato direto dos moradores, agentes públicos e demais apoiadores com potencialidades do projeto

Na terça-feira, 2, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) deve receber a visita técnica de representantes do Ministério das Cidades, junto com a equipe da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e as consultorias especializadas constituídas pela empresa alemã Gopa e o grupo MYR para a duas reuniões técnicas, com a comunidade e uma oficina comunitária, para discutirem o projeto Qualificação Socioambiental na área do Córrego Machado – Regularização Fundiária e Criação de Parque Linear. A  intenção é promover o contato direto dos moradores, agentes públicos e demais apoiadores com as potencialidades do projeto, priorizando a primeira etapa do Parque, além de debaterem estratégias de financiamento do projeto em sua totalidade.

Na noite da última terça-feira, 25, o Impup realizou uma reunião técnica com a comunidade, em que uma minuta do projeto foi apresentada à comunidade. No entanto, a presidente do instituto, Germana Pires Coriolano, explicou que a minuta trata-se apenas de uma proposta, que pode e deve ser alterada, em conjunto com a comunidade. “Este é um projeto para ser construído por muitas mãos e deve ser o nosso legado para Palmas, porque após o Parque do Córrego Machado vai ser utilizado por toda a população”.

Segundo informou Germana, o projeto, que é coordenado pelo Impup em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), foi selecionado pelo Projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS) para participação no processo de consultoria. “Nossa capital foi selecionada junto com outras seis cidades para desenvolver suas propostas em um projeto concreto de desenvolvimento urbano integrado, apto para ser financiado”, destacou.

Ela disse ainda que a qualificação socioambiental na área do Córrego Machado envolve diferentes eixos de desenvolvimento, com destaque para o fundiário, ambiental e infraestrutura, e busca a qualificação da regularização fundiária, com a perspectiva da infraestrutura urbana sustentável, e a criação e instalação do Parque Linear do Córrego Machado, com a implantação de equipamentos de lazer, esporte e cultura.

 

 

Texto: Georgethe Pinheiro/Secom

Edição: Denis Rocha/Secom