14 maio 2013 às 10:19

Palmas testa programa que ajuda a identificar infestação da dengue em tempo real

Programa substitui formulários de papel e pode ajudar na elaboração rápida de estratégias de combate à população do mosquito da dengue em áreas críticas  

Para ampliar as estratégias de combate à dengue em Palmas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) apresenta ao Comitê Municipal de Mobilização Social de Combate à Dengue, nesta terça-feira, dia 14 de maio, um sistema informatizado que pode viabilizar a identificação de áreas com concentração crítica de focos da dengue em uma quadra ou setor em tempo real. A apresentação acontece o auditório da Semus, na Quadra 103 Norte Rua SO-07 lote 03, às 14 horas.

Segundo o biólogo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ronaldo de Oliveira, o sistema Dengue Report ainda está em fase de testes e é capaz de substituir os formulários de papel preenchidos pelos agentes de combate à dengue nas visitas e alimentar em tempo real um banco de dados de onde podem ser extraídos relatórios consolidados que levariam dias para serem digitados e analisados. “Assim que a visita do agente termina, vamos poder receber imediatamente as informações daquele imóvel, como quantos focos encontrados e que tipo de criadouros foram destruídos ali.”

Dengue

Segundo relatórios da Semus, de 1º de janeiro a 10 de maio, foram confirmados 937 casos de dengue em Palmas este ano. Segundo o coordenador de combate à dengue, José Benedito de Oliveira, a grande dificuldade para reduzir a população do mosquito da dengue está em áreas com maior concentração de lixo nos quintais, em especial, na região Sul, onde são comuns o acúmulo de entulho, lixo doméstico, restos de construção, etc.

“Quando o sistema for implantado, mutirões de combate a dengue poderão ser organizados com mais agilidade em áreas identificadas com grande população do mosquito. O que vai nos auxiliar no bloqueio do raio de circulação do Aedes aegypti“, explica o secretário municipal da Saúde, Walter Balestra.

Região Sul

Jardim Aureny III: 37 casos confirmados;
Jardim Aureny IV: 25 casos confirmados;
Jardim Aureny II: 19 casos confirmados;
Jardim Taquari: 18 casos confirmados.

Plano Diretor

Quadras Norte
303 Norte: 16 casos confirmados;
407 Norte: 11 casos confirmados;
305 Norte: 10 casos confirmados.

Quadras Sul

210 Sul: 12 casos confirmados;
403 Sul: 12 casos confirmados;
1106 Sul: 11 casos confirmados;
1203 Sul: 10 casos confirmados.

*Casos confirmados entre 1º de janeiro e 10 de maio de 2013
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde (Semus)

Tags: