Palmenses comparecem ao primeiro dia da colheita da 6ª edição da Festa da Jabuticaba
Evento oferece aos moradores e turistas a oportunidade de degustar o fruto diretamente das árvores
Nesta sexta-feira, 8, já no primeiro dia de abertura dos pomares de jabuticaba em Taquarucu, os palmenses compareceram para a visitação e colheita do tão apreciado fruto das jabuticabeiras. O evento faz parte da 6ª Edição da Festa da Colheita da Jabuticaba, que conta com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem).
O evento, que já está em sua 6ª edição, oferece aos moradores e turistas a oportunidade de aproveitar o fruto no pico de sua colheita, com uma maior oferta de produtos frescos. A experiência inclui degustação das jabuticabas diretamente das árvores, proporcionando uma conexão direta com a natureza e a cultura local.
A visitante Maria Raimunda da Costa, que levou toda a família para colher o fruto, fez questão de apresentá-lo a pequena Sofia, de apenas 7 meses de idade. “Tinha um sonho de infância de colher jabuticaba. Quando eu soube que tinha oportunidade aqui pertinho de casa, não pensei duas vezes, vim já no primeiro dia e pretendo voltar”, destaca.
A proprietária de um dos pomares Meirevone Coelho explica que este ano ampliou a oferta com produtos derivados da jabuticaba. “Estamos cada vez mais animados com esse evento, pois antes perdíamos muitas jabuticabas, e agora os clientes vêm ate nós e, assim, podemos ter uma renda melhor”, observa.
Já Eliana dos Santos acrescenta que, em seu pomar, vai proporcionar um plus aos visitantes, oferecendo toalhas e cestas para quem quiser fazer um piquenique, e também vai fornecer café da manhã, almoço e lanche, além dos produtos à base da jabuticaba. “Queremos que o visitante não só colha a jabuticaba, mas que tenha um tempo de tranquilidade e aproveite enquanto estiver aqui”, concluiu a anfitriã.
Kitanda da Jabuticaba
Montada na Praça Joaquim Maracaípe durante os dias da festa, os visitantes poderão saborear uma variedade de produtos à base de jabuticaba, como geleias, licores, vinhos, bolos e outras sobremesas. Além da gastronomia, a festa busca fortalecer a economia regional ao valorizar os produtores locais.
Rota Gastronômica
A Rota Gastronômica é um dos pontos altos do evento, pois é um convite para a população apreciar uma culinária repleta de criações exclusivas que exaltam a jabuticaba em todas as suas formas, de sobremesas a pratos salgados e drinks refrescantes.
Para mais detalhes sobre a programação e horários de visitação, os interessados podem entrar em contato pelos números: (63) 9 8443-7018 ou (63) 9 9297-8787, ambos WhatsApp.
Confira programação completa
8 a 17 – Colheita – Abertura dos Pomares e Rota Gastronômica
14 a 17 – Vila Gastronômica (16 às 23 horas) – Praça Joaquim Maracaípe
14 a 17- Kitanda da Jabuticaba (16 às 23 horas) – Praça Joaquim Maracaípe
Texto: Malena Mota
Edição: Secom Palmas