População atende chamado e comparece em peso ao encerramento da campanha contra pólio

Imunização segue até às 17 horas no Jardim Vitória I e na Unidade de Saúde da Arno 33

,

Logo nas primeiras horas da manhã de sábado, 29, dezenas de pessoas já aguardavam nos três pontos de imunização para atualizarem o cartão de vacina, principalmente em busca da dose contra poliomielite, para crianças de até cinco anos, neste último dia da campanha contra essa doença. As equipes da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) se dividiram no Recanto das Araras I, Jardim Vitória I e Unidade de Saúde da Família (USF) José Luiz Otaviano, na Arno 33, para atender as famílias dessas regiões.

O aposentado Francisco Rodrigues Vieira, 82 anos, compareceu com a filha e mais três netos no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Vitória Régia, no Jardim Vitória I, e recebeu uma dose antitetânica. Sempre atento ao que acontece pela cidade, o aposentado ficou sabendo do evento deste sábado e não perdeu tempo. “Vi uma reportagem na televisão, mensagem no WhatsApp e carro de som. Então me organizei e trouxe a família, pois me preocupo com a saúde”, informou.

Também acompanhado da esposa e duas filhas, o serralheiro Marcos Vieira, 27 anos, levou as crianças para a checagem do cartão de vacina. “A minha filha mais nova, Ana Sophia, de sete anos, não precisou se vacinar, mas a Ana Beatriz, de dez anos, recebeu uma dose contra o HPV. Nos preocupamos e estamos sempre atentos à saúde das meninas”, esclareceu.

Doses disponíveis

O evento do Recanto das Araras I já encerrou, mas seguirá até às 17 horas no Cmei do Jardim Vitória I e na USF da Arno 33.

• Para crianças: poliomielite, pentavalente, rotavírus, meningite C, febre amarela, tríplice viral, hepatite A, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e covid-19.
  • Para adolescentes: hepatite B, meningite ACWY, HPV, dT adulto (difteria e tétano), tríplice viral, febre amarela e covid-19 (grupos prioritários).
  • Adulto/idoso: DT adulto, hepatite B e covid-19.

Texto: Fernanda Mendonça/Semus
Edição: Denis Rocha/Secom