28 dezembro 2020 às 18:33

Educação palmense mantém atividades administrativas e pedagógicas no cenário atípico causado pela pandemia

Tempo ocioso das escolas, sem aulas presenciais, serviu para que fossem concluídas as obras em três novas unidades

Mesmo em um cenário totalmente adverso causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que obrigou os alunos da rede municipal de ensino a permanecerem em casa e paralisou as atividades pedagógicas presenciais, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) manteve sua rotina de trabalho e buscou se adaptar à nova realidade, tanto na oferta de possibilidades educativas como em investimento na infraestrutura para o retorno das aulas.

A principal inovação, que tem como objetivo manter o vínculo educacional do aluno e promover atividades em casa, é a ferramenta Palmas Home School. Disponível desde abril de 2020, a ferramenta atendeu virtualmente 35 mil alunos com videoaulas e disponibilização de material didático. Os alunos que não dispunham de acesso à internet receberam semanalmente o conteúdo impresso. A Palmas Home School foi aperfeiçoada, oportunizando aos alunos, o ensino por meio de teleaulas, através do canal de TV aberta 5,1.

A assistência às famílias em situação de vulnerabilidade também foi uma das linhas de atuação. Com o recurso disponível e provisões já compradas para a merenda escolar, foram doados 14 mil kits de alimentos em cestas básicas no primeiro semestre, e outros 12 mil no segundo. Na estrutura instalada para a alimentação escolar, foram produzidos 32 mil pães também destinados às famílias de menor poder aquisitivo.

Conclusão de obras

O tempo ocioso das escolas serviu para que fossem concluídas as obras em três novas unidades. Foram inaugurados mais dois Centros de Educação Infantil (Cmeis), o Romilda Budke Guarda, situado na quadra Arse 102 e o Vitória-Régia, localizado no Jardim Vitória, o que representa mais 1120 vagas disponíveis.  Com 90% das obras concluídas, o Cmei Ana Luísa está prestes a ser inaugurado no Setor Bertaville. Serão mais 560 vagas em 2021.

Em 2020, a rede municipal de ensino ofereceu 14.280 vagas para a educação infantil, 31.278 para o ensino fundamental e 1.200 para a educação de jovens e adultos, um total de 46.758 matriculados. Com os investimentos em estrutura, em 2021 a quantidade de vagas disponíveis ao estudante palmense deverá superar as 48 mil vagas.

Também está previsto para o próximo ano, a construção de cinco novas salas de aula na Escola Municipal Maria Rosa e Lúcia Sales; três na Escola Municipal Henrique Talone e duas na Escola Municipal Rosemir Fernandes. O investimento visa maior capacidade de atendimento para 2021.

Ideb

Já o desempenho dos alunos nos exames que definem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) se mantiveram estáveis em 2020. O 5° ano obteve 6,6 (manteve o mesmo resultado de 2017), enquanto o 9° ano alcançou 5,8, mesmo resultado de 2017.

Para a gestora da pasta, Cleizenir dos Santos, o ano de 2020 foi um ano de ressignificação para a Educação do Município. "Foi um ano de muito aprendizado, tivemos que nos adaptar à nova realidade para garantir a qualidade de ensino dos nossos alunos. Os profissionais da rede municipal estão de parabéns pelos esforços, pela dedicação e comprometimento com a aprendizagem dos alunos. Encerramos o ano com a sensação de dever cumprido e prontos para novos desafios", concluiu.

 

Tags:

,