Procon divulga ações realizadas pelo órgão ao longo de 2023

Cerca de 1.787 atendimentos prestados aos consumidores da Capital

Procon divulga ações realizadas pelo órgão ao longo de 2023

Cerca de 1.787 atendimentos prestados aos consumidores da Capital

O Procon Municipal de Palmas realizou neste ano de 2023 cerca de 1.787 atendimentos aos consumidores da Capital. As principais reclamações recebidas pelo órgão são referentes à prestação de serviços realizados pelas concessionárias de água e de energia elétrica, empresas de telefonia, financeiras, bancos e comércio em geral.

 

Entre as principais reclamações registradas estão:

  • Contratação indevida, ou seja, quando o consumidor não solicita o serviço e as operadoras incluem no pacote do plano;
  • Não atendimento à solicitação de cancelamento do plano;
  • Empréstimos bancários sem solicitação;
  • Descumprimento do tempo de espera para ser atendido nos bancos;
  • Impossibilidade de renegociar a dívida se o cliente não tiver cartão de crédito;
  • Produtos que apresentam defeito dentro do prazo de garantia e a empresa não realiza a troca do produto;
  • Demora demasiada na entrega de produtos que não estavam disponíveis na loja.

O superintendente do Procon Municipal de Palmas, Rafael Dias, destacou que o órgão, além de tentar resolver problemas pertinentes ao consumo, também realiza ações de educação consumerista. “Ao longo do ano realizamos diversos serviços que vão desde audiências de conciliação a registro de reclamações. Quem procura pelo órgão tem ajuda para renegociar suas dúvidas e orientações sobre consumo. Tudo isso de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, que tem como premissa garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados ", informou.

 

Avanços

Ao longo do ano o órgão desenvolveu diversos projetos, um deles foi o workshop para aprimoramento dos servidores que atuam no Procon, com três painéis com especialistas nas seguintes áreas: desenvolvimento de equipes de alta performance e ambiente organizacional. Também foi realizada uma capacitação para melhorar o atendimento em casos de crimes cometidos nas relações de consumo.

Durante esse ano, o órgão participou dos encontros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, com representantes dos Procons de todo Brasil, para discutir o aprimoramento das políticas públicas de proteção ao consumidor. 

Houve também blitzes educativas nas regiões de maior comércio da Capital. Servidores do órgão fizeram a distribuição de folderes e orientaram comerciantes e consumidores sobre os direitos e deveres que devem ser respeitados conforme prescrito no Código de Defesa do Consumidor (CDC). 

Foram realizadas também as já conhecidas pesquisas de preços promovidas pelo órgão para orientar e auxiliar os consumidores na busca pelo menor preço antes de irem às compras.

 

Ampliação

Ampliando o atendimento do órgão, neste ano o Procon passou a contar com uma nova unidade. O novo posto de atendimento está localizado no Resolve Palmas do Capim Dourado Shopping, o objetivo é orientar e solucionar com mais rapidez as demandas dos consumidores. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

 

Palmas para o Consumidor

Uma das inovações deste ano foi a estréia do programa na Rádio Sintonia Capital. O programa ‘Palmas para o consumidor’ vai ao ar todas às terça-feiras e traz informações sobre os direitos e deveres consumerista. O programa semanal leva ao conhecimento do público orientações nas relações de consumo.

 

Texto: Redação Procon

Edição: Denis Rocha/Secom