Sala do Empreendedor segue com oferta de serviços gratuitos para MEIs e fortalece o comércio na Capital
Desde o início das atividades, em outubro do ano passado, mais de dois mil atendimentos já foram realizados
Abertura de CNPJ, emissão de nota fiscal, consultorias e orientações sobre renovação de alvarás são alguns dos 30 serviços gratuitos ofertados aos Microempreendedores Individuais (MEIs) da Capital, na Sala do Empreendedor, instalada na sede da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem). Desde o início das atividades, em outubro do ano passado, mais de dois mil atendimentos já foram realizados, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (Sebrae-TO) e o Banco da Amazônia.
Segundo a titular da Sedem, Mila Jaber, a Sala do Empreendedor tem como objetivo fortalecer a economia do Município, dando suporte aos MEIs durante o momento de enfrentamento à pandemia, provocada pela disseminação do novo coronavírus (Covid-19). “A sala do empreendedor foi criada como um ambiente para acolher todas as necessidades e as demandas dos MEIs. Ou seja, em um único espaço aglutinar todos os serviços que o empreendedor precisa ter acesso para que ele possa conseguir sucesso na sua carreira como empresário’’, destacou.
A secretária ainda ressaltou que no prazo máximo de 60 minutos é possível abrir uma empresa e sair da Sedem com todas as informações sobre direitos, obrigações e benefícios em se tornar um MEI, como ter acesso à oferta de crédito disponibilizada pelo Banco do Povo. “Ao se tornar um MEI, o interessado terá acesso aos benefícios previdenciários e poderá realizar contratação na empresa a um custo mínimo. É uma grande oportunidade para quem deseja sair da informalidade’’, lembrou.
Para Paulo Roberto, que atua no ramo de autopeças e recebeu atendimento na última quinta-feira, 14, a criação de um ambiente de negócios foi muito importante. “A iniciativa é muito útil para fortalecer a economia e orientar as pessoas que desejam abrir seus próprios negócios, pois com muita burocracia, em um momento de crise como este, ninguém trabalha’’, avaliou.
Serviços
O espaço é exclusivo para o recebimento de demandas administrativas com o intuito de diminuir os processos burocráticos para os trabalhadores que atuam ou desejam se formalizar como microempreendedores individuais. Consulta de informações a partir do Código Nacional de Atividade Econômica, emissão de boletos, declaração de Imposto de Renda e parcelamento de dívidas tributárias são alguns dos serviços à disposição dos interessados na Sala do Empreendedor.
Atendimento
O atendimento ao público na Sala do Empreendedor acontece de segunda a sexta-feira, na Sedem, das 13 às 19 horas. Para dúvidas ou outras informações, o interessado pode acionar as equipes pelo telefone (63) 3212-7320.