Semus oferece atendimentos do Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (Gatt)

Na Capital, 33 profissionais da saúde foram capacitados para oferecer tratamento para quem deseja parar de fumar

Semus oferece atendimentos do Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (Gatt)

Na Capital, 33 profissionais da saúde foram capacitados para oferecer tratamento para quem deseja parar de fumar

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) oferece atendimentos de pacientes fumantes que desejam parar de fumar. Na Capital, existe o Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (Gatt), do Programa Municipal de Controle de Tabagismo (PMCT). A Coordenação Técnica de Doenças e Agravos não Transmissíveis (CTDANT) da Semus, onde o projeto está inserido, tem a intenção de levar o atendimento para todas as Unidades de Saúde da Família (USF) até 2023, sendo que a da Arno 44 (409 Norte) é a primeira a aderir ao serviço de assistência à saúde neste ano.  

Para realizar os atendimentos, os servidores da saúde passaram por capacitação para aprimorar a técnica de realização do tratamento do fumante. Ao todo, foram capacitados 33 profissionais de saúde, entre médicos, odontólogos, farmacêuticos e enfermeiros, áreas profissionais essenciais para o tratamento. Nesta semana, foi iniciada a triagem dos usuários da Arno 44 (409 Norte) para adesão ao tratamento. 

Na unidade, o atendimento é organizado pela farmacêutica do Programa Palmas para Todos (PPT) da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), Rosiane Cunha. Ela afirma que a captação de pacientes tem sido feita durante as consultas. “Essa é uma estratégia importante para encontrar aqueles mais motivados e que têm mais chance de concluir o tratamento”, afirma. 

A merendeira Suelene Lima Bueno, de 50 anos, foi a primeira paciente a ser triada para o tratamento na USF da Arno 44. Ela fuma desde os 14 anos de idade. “Resolvi parar de fumar porque descobri que estou com trombose. Já tentei largar o fumo por conta própria diversas vezes e não consegui. Agora eu acredito que vou conseguir com a ajuda que vou receber aqui na unidade. Quero mudar de vida e ter saúde”, disse a paciente.

Programa

O programa multidisciplinar versa sobre a mudança do estilo de vida do paciente. Nos grupos são ensinadas estratégias para a pessoa que deseja parar de fumar lide com problemas como ansiedade, estresse, a solidão que podem estar atreladas ao uso contínuo do tabaco. Interessados no tratamento podem procurar sua unidade de referência de saúde e relatar as dificuldades, podendo ser encaminhado para o acompanhamento.

“A pessoa que deseja parar de fumar se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento e que pode impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco. Entender o que acontece com a pessoa que tenha hábitos tabágicos e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema”, afirma a coordenadora técnica do CTDANT, Andreza Domingos da Silva.