Prefeita Cinthia: “boa relação institucional” torna a Agrotins 2024 ainda mais grandiosa

Prefeitura de Palmas, em parceria com o governador Wanderlei, leva diversos serviços para a feira agropecuária

, , ,

“Estão aqui a infraestrutura, a saúde, a educação, o desenvolvimento econômico, os agentes de trânsito, o desenvolvimento rural, toda a Prefeitura de Palmas atuando em parceria com o governador Wanderlei Barbosa para fazer esse evento tão grandioso, que é a Agrotins. Um momento de união e de boa relação institucional, onde o resultado positivo beneficia a nossa Capital e o Tocantins”, destacou a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, na abertura da  24ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), realizada na manhã desta quarta-feira, 15.

Para a Gestão Municipal a feira é um evento importante para a Capital, que movimenta a rede hoteleira, restaurantes e o turismo; além de enaltecer a importância do produtor rural. “Preparamos uma programação especial na Fazendinha do Calor Humano, que funciona o ano inteiro na Agrotins, com foco no desenvolvimento da produção agrotecnológica sustentável. Entre as novidades, a estufa para desenvolvimento de mudas a ser replicada nas hortas comunitárias, melhorando o cultivo de hortaliças na nossa cidade”, detalha Cinthia Ribeiro, que passou o dia na Agrotins.

Com visitas diárias das escolas, a Fazendinha também apresenta os plantios de mandioca utilizando o resíduo de palha do milho do plantio anterior e de feijão para fixar o nitrogênio no solo e preparar a área para o próximo cultivo. Também está sendo apresentado o experimento de tanques escavados em consórcio com o plantio de banana e maracujá. Além de exposição de  bovinos, mini-vacas, caprinos e pôneis.

Também está presente a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) falando sobre o desenvolvimento sustentável e fazendo a doação de mudas de plantas frutíferas. O projeto Germinar, da rede municipal de educação, também está funcionando dentro da Fazendinha, com visitas diárias durante a Agrotins. Mais palestras técnicas do Sebrae, da Embrapa e do Instituto Perene, e exposição de produtos de origem da agricultura e criação de animais.

Até sábado

Com programação até sábado, 18, a Agrotins 2024 reúne cerca de 950 expositores. A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) colocou ônibus de hora em hora, das 7 às 19 horas, com saída da Estação Javaé até a Agrotins. Para auxiliar na organização do trânsito, pois a feira concentra um grande número de visitantes, a Gestão Municipal está com os agentes de trânsito e guardas metropolitanos auxiliando.

Saúde

Para garantir a assistência em saúde para visitantes e expositores da Agrotins, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) disponibilizou uma equipe para realização de atendimentos, inclusive imunização. Isso inclui, por dia, um médico, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, um farmacêutico, um assistente administrativo, dois motoristas, dois apoios técnicos de urgência e emergência, um vacinador e ainda uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com um condutor socorrista e mais um técnico de enfermagem.  O serviço de assistência farmacêutica também está disponível  aos visitantes e aos trabalhadores da feira.

Além disso, para fazer vistorias e educação em saúde com orientações, a Vigilância Sanitária (Visa) está com uma equipe de 12 pessoas atuando diariamente, sendo oito servidores e quatro residentes de saúde coletiva da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp).

Texto e edição: Gabinete da Prefeita