
Prefeito prestigia formatura de novos alunos fiscais e destaca o protagonismo estudantil
O evento reuniu a comunidade escolar da ETI Eurídice de Mello em um momento festivo
Em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, acompanhado da primeira dama, Polyana Siqueira Campos, prestigiou no final da tarde deste sábado, 26, a formatura da nova turma de alunos fiscais da Escola de Tempo Integral – ETI Eurídice de Mello, situada em Taquaralto.
O evento, realizado no Ginásio Esportivo da unidade, contou também com a presença da secretária municipal da Educação, Débora Guedes, diversas autoridades, familiares e servidores da ETI, para celebrar a conclusão do curso de formação dos 23 futuros alunos fiscais.
Durante a solenidade, o prefeito parabenizou os formandos pelo empenho e ressaltou a importância da atuação e protagonismo dos estudantes que concluíram o curso de formação para fiscais. “A presença dos alunos fiscais dentro das unidades educacionais contribui diretamente para a construção de um ambiente mais organizado, respeitoso e colaborativo. Eles se tornam agentes de conscientização, incentivando boas práticas, o cuidado com os espaços públicos e o fortalecimento da cultura de responsabilidade coletiva”, observou o gestor.
O prefeito aproveitou o momento para falar sobre o papel das famílias na trajetória dos alunos, enfatizando que o apoio em casa reflete diretamente no sucesso escolar e profissional. “A presença e o incentivo da família são fundamentais na formação dos nossos jovens. Quero fazer uma homenagem especial ao aluno Mikael Araújo, que mesmo passando por um momento difícil com a perda recente de sua mãe, demonstrou força e dedicação para chegar até aqui. Sua conquista também é uma homenagem à memória dela”, disse emocionado.
O aluno Mikael Araújo, 14 anos, que estuda na ETI desde o 1º ano, sempre foi um estudante dedicado e responsável com as atividades da escola. “Minha mãe me acompanhou em boa parte do curso, e ela sempre dizia que eu ia conseguir ser um aluno fiscal. Essa vitória eu dedico a ela”, falou o aluno, agradecendo a mãe por todos os ensinamentos e cuidado.
Parcerias
Em sua fala, a secretária de Educação, Débora Guedes, parabenizou os novos alunos fiscais e toda a equipe da ETI, além de enaltecer as parcerias com as instituições militares que ajudam a conduzir algumas unidades educacionais na rede municipal de ensino da Capital. “As instituições militares que são nossas grandes parceiras têm sido mais um braço importante para a formação de alunos mais comprometidos com a aprendizagem, disciplina, respeito e o senso de responsabilidade. Essa colaboração é fundamental para que nossos alunos, desde cedo, se preparem para os desafios que a vida apresenta”, acredita a secretária.
Ao longo do curso, os alunos receberam treinamento intensivo sobre o regimento escolar, organização do ambiente educacional, postura, além de práticas de abordagem e mediação de conflitos. A formação aconteceu durante dois meses e só no final do curso, os alunos aprovados recebem o título de aluno fiscal.
A formanda Mylenna Gabriela Neves Rodrigues, 14 anos, oradora da turma, agradeceu aos professores e às famílias pelo apoio ao longo do curso. “Hoje encerramos uma etapa, mas também começamos uma grande responsabilidade. Vamos honrar cada ensinamento e trabalhar por uma educação cada dia melhor”, disse a fiscal.
Em festa, os formandos receberam de familiares os braçais que os identificam como fiscais de turmas. Com a formação eles vão auxiliar a equipe da unidade com a disciplina, liderando outros alunos, com base no regimento da ETI.
Texto: Milena Botelho
Fotos: Edu Fortes
Edição: Lorena Karlla Mascarenhas






Muita emoção entre os alunos fiscais e familiares durante a cerimônia de formação
Foto: Júnior Suzuki

receberam os braçais para identificar que são fiscais
Foto: Júnior Suzuki

Foto: Júnior Suzuki