Prefeitura apresenta levantamento das ações implementadas nas áreas de Segurança e Mobilidade Urbana
Informações foram divulgadas pelo gestor da pasta nesta quarta-feira, 16 de outubro
O secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agostinho Araújo Júnior, apresentou nesta quarta-feira, 16 de outubro, as principais ações realizadas pelo órgão ao longo da atual gestão. Foram destacados diversos programas e projetos implementados em todas as áreas de competência da Sesmu. Confira alguns destaques:
Mobilidade Urbana
Dentro das ações de mobilidade urbana está à implementação, em 2018, do Plano de Mobilidade Urbana de Palmas, que atualmente se encontra na Casa Civil para publicação. O Plano é um instrumento de planejamento que, por meio de estudos técnicos e participação social, estabelecerá diretrizes, metas e ações do sistema de mobilidade urbana da cidade para os próximos 10 anos, e contemplará aspectos como transporte público coletivo, acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade, estacionamento públicos e privados, segurança viária, dentre outros.
Em 2022, o órgão iniciou o processo licitatório para contratação de uma empresa especializada na prestação de serviços relacionadas à construção de faixas elevadas para travessia de pedestres, além da sinalização horizontal e vertical e implantação de piso tátil. Em março de 2024, ocorreu a assinatura do contrato, formalizando o início da prestação de serviços com a execução de 37 faixas elevadas, implantadas próximas a unidade educacionais e de saúde do município. Também está prevista a entrega de 49 faixas elevadas até o final do mês de outubro de 2024.
Sistema de fiscalização eletrônica de trânsito
Em 2023, foram implantadas 60 novas faixas de equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade, 22 câmeras de monitoramento PTZ, 16 talionários eletrônicos, um radar estático com tripé e novo Centro de Controle Operacional, totalizando dois CCOS. Neste ano, foram realizadas manutenções preventivas mensais e correções de falhas nos radares, garantindo o pleno funcionamento dos equipamentos, sendo 180 faixas de equipamentos de fiscalização eletrônica, 16 faixas de Ponto de Coleta de Imagens, 41 Talonários Eletrônicos de Infrações e 33 câmeras de monitoramento.
Modernização semafórica do município
Em 2023, foram adquiridos 10 equipamentos sendo dois para modernização de travessia de pedestres, dois para novos cruzamentos e seis para modernização de cruzamentos. Este ano está prevista a instalação de mais seis cruzamentos eletrônicos na Avenida Teotônio Segurado com as avenidas LO-09, LO-11, LO-19, LO-23, LO-25, e LO-27.
Defesa Civil
A gestão municipal realizou a contratação de brigadistas com fornecimento de uniformes, EPIs, e equipamentos para atuar no combate a incêndios florestais e urbanos em Palmas e seus distritos.
GMP
Em 2020, o sistema de videomonitoramento contava com 15 câmeras em funcionamento. Atualmente são 20 distribuídas da seguinte forma: quatro no quartel da GMP, três no Parque Cesamar, dois no antigo Paço Municipal, e em cada uma das localidades a seguir: saída para Taquaruçu, Ponte na Avenida Teotônio Segurado próximo à Ulbra, saída para Porto Nacional, entrada próximo à rotatória do Relógio de Flores, Praia da Graciosa, Avenida NS-02 próximo à Caixa Econômica Federal, saída para Lajeado, saída para Taquaruçu Grande, Parque dos Povos Indígenas, Ponte da
Amizade (Saída para Luzimangues) e Rotatória do Ginásio Ayrton Senna.
Em 2022, foi aberto o edital para o concurso da Guarda Metropolitana de Palmas com 100 vagas efetivas, entre imediatas e cadastro reserva.
Material Bélico e proteção da GMP
Em 2022, foram adquiridas 35 pistolas e quatro carabinas provenientes de emenda federal e 51 pistolas com emenda estadual e contrapartida municipal. No ano seguinte, foi aberto processo para aquisição de sete fusis Taurus Calibre 5.56, e aquisição de 203 coletes à prova de balas. Neste ano, foram investidos R$ 467.000,00 na compra de 81 pistolas 9mm e quatro carabinas CTT. 40.
Programa sociocultural de segurança
O programa conta com 50 alunos bolsistas da Orquestra Jovem e 43 alunos do Coral Jovem. A bolsa dos músicos custa atualmente 176,32 Ufips para a Orquestra Jovem e 88,16 Ufips para o Coral. Foram adquiridos uniformes para todos os componentes do programa e contratada empresa especializada em psicopedagogia para atendimento na área de dificuldades de aprendizagem dos alunos.
Educação para o trânsito
Este ano foi realizado o V Concurso de Educação para o Trânsito, que tem como principal objetivo incentivar a produção de trabalhos técnicos e artísticos voltados ao tema ‘Paz no Trânsito Começa por Você’. O edital contemplou sete categorias que vão do desenho ao jornalismo, todas elas com premiações em dinheiro podendo chegar a R$ 10 mil, dependendo da categoria e colocação.
De acordo como secretário da pasta, Agostinho Júnior, todas as informações acima podem ser consultadas a qualquer tempo via plataforma target,sob da Secretaria Municipal de Planejamento.
Texto: Márcio Greick
Edição: Secom Palmas