
Prefeitura de Palmas discute realização da 4ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Evento será realizado no dia 24 de maio debatendo igualdade, democracia, reparação e justiça
A Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), realizou nesta quarta-feira, 26, uma reunião com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) para discutir a organização da 4ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, prevista para acontecer no dia 24 de maio de 2025, com o tema central ‘Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial’.
Durante a reunião, foram discutidos aspectos fundamentais da organização do evento, incluindo a definição da data, a escolha de possíveis locais, a identidade visual e a estrutura para garantir a participação da população. Também foram abordadas questões como estratégias de transporte para facilitar o deslocamento dos participantes e a inclusão de atrações culturais na programação.
O secretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, José Eduardo de Azevedo, ressaltou a importância da conferência para o avanço das políticas públicas voltadas à igualdade racial no município. “A 4ª Conferência Municipal será um momento essencial para debater diretrizes que promovam justiça social e avanços na política de igualdade racial. A Prefeitura, por meio da Seirdh, está comprometida em garantir uma estrutura adequada e um ambiente propício para que a população possa participar ativamente das discussões”, afirmou.
A presidente do Compir, Deborah Cristina Pereira, avaliou a reunião como um passo importante na organização da conferência. “Avançamos na elaboração dos documentos necessários para formalizar a realização do evento e discutimos pontos fundamentais para sua execução. Com a definição da data, seguimos agora para as próximas etapas, como a publicação oficial da convocação, a formação das comissões de trabalho e a abertura das inscrições”, destacou.
O encontro contou também com outros representantes da gestão e do conselho que formam a comissão de organização da Conferência. As próximas ações incluem a publicação oficial dos documentos e a mobilização da comunidade para garantir ampla participação no evento.
Texto: Kaio Costa
Edição: Denis Rocha