Prefeitura de Palmas inicia ações de prevenção às queimadas
Ações acontecem de forma integrada entre a FMA e o Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate
O trabalho da Prefeitura de Palmas de prevenção às queimadas já iniciou e a intenção é ajudar a comunidade, tanto da zona rural, quanto da área urbana, a passar pelo período de estiagem e calor de forma tranquila e se não zerar, pelo menos, minimizar a ocorrência de focos de calor e incêndios decorrentes do uso inadequado do fogo.
Para isso, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), por meio do Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais e Queimadas Urbanas (PrevIncêndio), iniciou um ciclo de visitas técnicas percorrendo propriedades rurais e levando informações sobre o risco de usar o fogo para limpar roças e eliminar o lixo doméstico durante os meses que vão de junho a outubro, época mais seca do ano.
A orientação é que, especialmente, neste período as pessoas dêem preferência à coleta seletiva de lixo, inclusive, usando os materiais orgânicos para compostagem. “Por exemplo, folhas secas, cascas de frutas, restos de poda são materiais que podem ser manejados e transformados em adubo orgânico”, explicou a presidente da Fundação Municipal de Ambiental, Jacqueline Vieira.
A presidente disse que estas são as informações levadas às propriedades visitadas e acrescentou que nas abordagens aos produtores também é solicitado que eles comuniquem ocorrências de queimadas para que as brigadas ou o Corpo de Bombeiros possam fazer o combate oportuno. “Também é importante que as pessoas se tornem multiplicadoras dessas informações e ainda denunciem as práticas criminosas que coloquem em risco a preservação ambiental à Guarda Metropolitana (153) Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros (193)”.
Texto: Redação FMA