Encontro com técnicos que atuam diretamente no combate ao trabalho infantil – Foto: Júnior Suzuki
Proteção Social
27 março 2025 às 18:45

Prefeitura de Palmas participa de capacitação com foco no combate e prevenção ao trabalho infantil

Evento conta com participação de equipes do Creas, Cras e servidores da Secretaria Municipal de Ação Social

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas) participou na manhã desta quinta-feira, 27, de uma capacitação voltada para ações de combate e prevenção ao trabalho infantil. O evento aconteceu no auditório do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) e foi conduzido pelo coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) no Distrito Federal e Tocantins, o procurador do Trabalho Paulo Neto.

O coordenador apresentou dados sobre o trabalho infantil no Tocantins e reforçou os objetivos da sua visita aos estados. “Vamos fazer um relatório para que cada gestor possa construir seu plano de ação observando os pontos que levantamos durante essas averiguações. Não deveríamos mais estar falando em trabalho infantil, devemos fortalecer a rede de proteção e os canais de denúncia”, pontuou.

O representante do Conselho Tutelar Sul II, Raimundo Carlos Pereira, enumerou os desafios enfrentados pelos conselheiros tutelares ao fazer a abordagem nos casos de denúncia de trabalho infantil. “Nosso papel é fazer averiguação das denúncias e aplicar medidas de proteção, mas muitas pessoas reagem de maneira negativa frente a essa abordagem. Mesmo assim não nos furtamos de cumprir o nosso dever”, concluiu.

A diretora de Microempreendedores Individuais na Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Dark Neto, participou da capacitação e reforçou o compromisso da entidade com o combate ao trabalho infantil. “Todos os associados têm consciência do nosso compromisso com as crianças, os nossos projetos sociais e ações são no sentido de trazer as crianças para uma infância segura e longe de qualquer tipo de exploração”, detalhou.

Capacitação

Participaram da capacitação equipes técnicas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselheiros(as) Tutelares, técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e agentes comunitários de saúde.

Texto: Eliene Campelo

Edição: Denis Rocha