1º Seminário do Serviço de Medidas Socieducativas em Meio Aberto será nesta quarta-feira,30 – Foto: Divulgação
Seminário
29 abril 2025 às 09:21

Prefeitura de Palmas realiza 1º Seminário do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto

Evento será nesta quarta-feira, 30, no auditório do Núcleo de Atendimento Integrado, localizado na Avenida NS-2

Com o tema “Desafios e Perspectivas para o Aprimoramento da Proteção Social ao Adolescente em Conflito com a Lei”, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), realiza o 1º Seminário do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, nesta quarta-feira, 30, a partir das 8h30, no auditório do Núcleo de Atendimento Integrado, localizado na ACSE 80 (802 SuL), na Avenida NS-2, .

O tema propõe uma reflexão acerca de um trabalho cada vez mais humano e intersetorial no acompanhamento desses jovens. Outro objetivo é traçar metas para a qualificação do atendimento socioeducativo nos próximos 10 anos no município de Palmas. A superintendente de Proteção Social Especial, Marlucy Albuquerque, responsável pela coordenação dos seminários, destaca que o propósito dos eventos é promover espaços de debate para o fortalecimento da política de Proteção Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“Com as discussões e debates que promoveremos a partir deste primeiro seminário, vamos nortear os planos de ação para cada serviço de Proteção Social Especial, a fim de garantir que esses instrumentos sejam criados da forma mais assertiva possível”, pontuou a superintendente.

Este é o primeiro de um total de quatro seminários, em comemoração aos vinte anos de implantação dos Serviços de Proteção Social da Política de Assistência Social no município de Palmas. Os eventos também farão referência à aprovação da Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social nº 130/2005, que define os eixos estruturantes para a implementação e consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil.

Programação
A abertura do seminário contará com apresentação da panorâmica do Serviço de Medidas Socioeducativas de Palmas, feita pela superintendente de Proteção Social Especial, Marlucy Albuquerque. Ainda pela manhã, o evento contará com outras discussões, com temas como: “O fluxo de atendimento na Delegacia Especializada de Atendimento da Criança e do Adolescente” e “Desafios e Perspectivas para as Práticas em Socioeducação”, além de um debate.

No período da tarde, serão realizadas oficinas e orientações sobre como as instituições governamentais e não governamentais devem conduzir o processo a partir do recebimento do adolescente para o cumprimento de Prestação de Serviços à Comunidade. Na programação do evento também constam apresentações culturais.

Texto: France Santiago
Edição: Wédila Jácome