Prefeitura de Palmas realiza mais uma ação de vacinação antirrábica na zona rural e imuniza mais de 3.500 cães e gatos
Iniciada em fevereiro desde ano, campanha já atendeu 3.517 cães e gatos; previsão é de que ainda neste mês de abril comece a imunização dos animais da zona urbana
Uma grande mobilização na zona rural de Palmas garantiu a vacinação de 3.517 cães e gatos contra a raiva. Os trabalhos iniciaram em fevereiro deste ano, e nesta quinta-feira, 1º de abril, três equipes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) voltaram a fazer busca ativa para ampliar a vacinação antirrábica. Só nesta quinta foram imunizados 264 cães e 89 gatos.
O engenheiro ambiental do UVCZ, Auriman Cavalcante Rodrigues, explica que o objetivo desse tipo de ação é alcançar todos os animais. “As equipes vão de porta em porta fazendo essa busca ativa, e a previsão é de que ainda neste mês de abril a vacinação também chegue aos animais do centro urbano. Estamos estudando a melhor forma a fim de evitar aglomerações.”
Enquanto não inicia a vacinação na cidade, caso alguém precise vacinar o seu animal doméstico, bastar agendar no UVCZ, clicando aqui.
Sem casos
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) nunca houve casos confirmados de raiva em humanos em Palmas. Os últimos casos registrados foram em animais selvagens, sendo em um morcego em 2018 e dois morcegos em 2019.
Como age a doença
A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que acomete o sistema nervoso central do hospedeiro, sendo transmitido através da mordida, lambida ou ferida de um animal infectado. Diante disso, o UVCZ orienta que a vacinação de animais domésticos seja a partir dos três meses, para o controle da zoonose.
A recomendação é de que se uma pessoa for mordida em regiões de mucosa, como boca e nariz, procure imediatamente uma unidade de pronto atendimento municipal para receber a vacina humana antirrábica. Mesmo que o animalzinho já tenha sido vacinado contra raiva. Já se a mordida for em outras regiões do corpo, só se o animal não for vacinado ou se desconheça que o animal foi ou não vacinado.