14 abril 2016 às 09:33

Prefeitura inicia licitação do BRT – Palmas Sul

 

Foi aberto nesta
quarta-feira, 13, o processo licitatório para construção do Bus Rapid Transit
Sul (BRT – Palmas Sul), com a sessão de lances e a classificação das propostas
de preços. Ao todo, sete empresas se inscreveram das quais, seis efetivamente
participaram dos lances eletrônicos. A melhor classificada foi a Construtora
Artec S/A, cujo lance foi de R$ 262.490.000,00 (duzentos e sessenta e dois
milhões e quatrocentos e noventa mil reais).

 

De acordo com a Secretaria
de Finanças, esta foi a primeira etapa do certame. Agora, a empresa melhor
classificada terá o prazo de três dias úteis para apresentar os documentos de
habilitação e confirmar o lance eletrônico através de proposta escrita.

 

“Daí o processo seguirá para
a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte que procederá
com o parecer sobre a qualificação técnica e realização da prova de conceito do
sistema”, explicou o presidente da Comissão de Licitação, João Marciano.

 

Após esse trâmite na Smamtt,
o processo volta para a Comissão de Licitação que declarará o vencedor e abrirá
eletronicamente os prazos para recursos. “Caso a documentação ou sistema da
empresa apresente algum problema, desclassificamos a empresa e chamamos a
empresa subsequente, e assim sucessivamente. Vamos trabalhar para concluir o
mais rápido possível”, complementou Marciano.

 

Para o prefeito Carlos
Amastha, o BRT é uma obra de fundamental importância para a qualidade de vida e
desenvolvimento da cidade. “Palmas precisa de um sistema de transporte de
qualidade e eficiência que atenda as necessidades dos moradores. Estamos
pensando a cidade a longo prazo. Palmas está em franco crescimento e esta
obra  é fundamental inclusive para
adensar a cidade”, ressalta Amastha.

 

O titular da Smamtt,
Christian Zini, reitera que a gestão trabalha para concluir o processo o mais
rápido possível e dar início as obras. “Seremos criteriosos ao analisar a
proposta, de forma a garantir o melhor para Palmas, que a empresa que venha
executar a obra seja de fato qualificada para tal”, ressalta Zini.

 

Sobre
a Obra

 

Para dar maior celeridade à
implantação do BRT, o projeto foi desmembrado em duas partes: Palmas Centro e
Palmas Sul, que consiste na implantação de uma sistemática de transporte com
operação regulada por sistema de planejamento, gestão e controle operacional
inteligente, circulando em faixa exclusiva e segregada, estações localizadas
nos canteiros centrais das avenidas, com embarque em nível e pagamento
antecipado nas estações.

 

O corredor do BRT – Palmas
Sul contará com 14,48 km de extensão, no trajeto da Avenida NS-15 (Avenida
Parque), através do complexo esportivo da futura Vila Olímpica, sentido Avenida
NS-10, até a ponte sobre o Ribeirão Taquarussu e, a partir daí, estendendo-se
por toda a região Sul da cidade. O corredor contemplará os setores Bertaville,
Jardim União Sul, Jardim Aureny III, Lago Sul, Jardim Janaína, Jardim
Aeroporto, Jardim América I e II e Jardim Taquari, a outra extensão do
corredor, também, contemplará o Jardim Aureny II e Taquaralto, partindo da
Avenida G do Jardim Aureny III.

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