Premiações encerram VIII edição do Salão Palmense de Novos Artistas
Projeto é uma vitrine para talentos locais, incentivando a criação artística e aproximando a comunidade da produção cultural
Com o objetivo de promover e incentivar novos talentos das artes visuais da Capital, o Salão Palmense de Novos Artistas encerrou mais uma edição com grande sucesso. Na noite da última terça-feira, 19, foi o momento de conhecer os grandes vencedores deste ano, após as obras de 23 artistas ficarem expostas durante um mês para votação do júri técnico e popular.
Durante o evento, foram anunciados os vencedores das categorias Infantil, Infantojuvenil e Adulto. A grande premiação da noite foi destinada à obra ‘Sonhos de Um Garimpo’, de Raimundo Carvalho, escolhida pelo júri técnico. Como reconhecimento, o artista terá a oportunidade de realizar uma exposição individual na Galeria Municipal de Artes. Raimundo, emocionado, destacou a importância pessoal da premiação.”O que me deixa muito feliz é que a obra vencedora representa a minha cidade, que é Pium. Eu tentei retratar o garimpeiro, que faz parte da origem do nosso município (…). Então, fico muito feliz porque é uma obra que me retrata, retrata o meu lugar.”
O artista revelou ainda expectativas para sua exposição individual. “Eu vou fazer mais ou menos na linha do garimpeiro. Vou tentar outras técnicas de desenho e pintura, com carvão, quem sabe uma pintura a óleo também, para diversificar, já que será uma exposição onde posso abrir mais o leque para outros tipos de técnicas,” concluiu Raimundo.
Outras categorias
Na categoria Infantil, Lara Carneiro Costa Castro foi premiada com a obra ‘Anya’. Já na categoria Infantojuvenil, Alice Moura conquistou o prêmio com a obra ‘Pensamentos de 1ª da Manhã’. Na categoria Adulto, via júri popular, Rosana Gleicy foi a vencedora com sua obra ‘Magnetismo’, que lhe garantiu uma exposição individual no Salão de Exposições da Fundação Cultural de Palmas em 2025. Rosana Gleicy compartilhou sua gratidão e entusiasmo.”Sou muito grata mesmo a todas as pessoas que, de alguma forma, me incentivaram, pois é a primeira vez que participo de um evento assim. Fiquei muito feliz em ver que as pessoas gostaram do meu trabalho. Espero conseguir fazer uma exposição muito bonita. Já tenho um acervo de muitos tipos de desenhos diferentes, que não expus aqui, como de animais e desenhos realistas. Estou com muita expectativa.”
O projeto
A secretária executiva da Fundação Cultural de Palmas, Euzeni Pedroso, enalteceu o talento dos artistas e o compromisso da instituição. “Os nossos parabéns vão para todos os artistas, em especial aos quatro expositores que foram escolhidos pelo júri popular e pelo júri técnico. Todos nós da FCP ficamos muito felizes com a realização do evento. Todo ano fazemos o possível para garantir esse espaço que proporciona todas as condições para que esses artistas possam realizar suas exposições.”
Desde sua primeira edição, em 2016, o Salão Palmense de Novos Artistas consolidou-se como uma vitrine para talentos locais, incentivando a criação artística e aproximando a comunidade da produção cultural.
Texto: Ascom FCP
Edição: Secom Palmas