Prevenção ao câncer avança em Palmas com mais de 2 mil atendimentos realizados no Outubro Rosa
PCCUs e mamografias são os principais procedimentos realizados nas unidades de Saúde e na carreta do Hospital de Amor
Em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizou no último mês 1.638 exames preventivos de Câncer do Colo do Útero (PCCU) e pedidos de mamografia nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas. A unidade móvel do Hospital de Amor (HA), conhecida como carreta de prevenção, também contribuiu com a realização de 534 exames de mamografia e PCCU, beneficiando mulheres da Capital. Além disso, 190 testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) foram realizados durante as ações.
A responsável técnica da Saúde da Mulher na Semus, Lauana Coelho Costa, destaca a relevância da prevenção para garantir diagnóstico precoce e melhores chances de tratamento. “O acesso aos exames preventivos é fundamental para detectarmos qualquer alteração de forma precoce, possibilitando tratamento mais eficaz e aumentando as chances de cura. Por isso, o Outubro Rosa é uma iniciativa tão importante, pois reforça a conscientização e a busca ativa das mulheres por sua saúde.”
Outubro Rosa
Segundo a analista em saúde e responsável pela oncologia da Semus, Dieila Guimarães, o Outubro Rosa promove a conscientização sobre dois dos tipos de câncer mais comuns entre mulheres: o câncer de mama e o câncer de colo do útero. Ambos podem ser detectados precocemente com exames de rotina. “O câncer de mama, um dos maiores responsáveis pela mortalidade feminina, possui altas chances de cura quando diagnosticado cedo. Já o câncer de colo do útero, que é evitável em grande parte dos casos, pode ser prevenido com exames como o PCCU, que identifica alterações nas células cervicais”, explicou ela.
Texto: Semus Palmas
Edição: Secom Palmas