Procon Municipal de Palmas preparou dicas para o dia do cliente
Compradores devem ficar atentos às ofertas e descontos oferecidos para não cair em golpes
Todos os anos a partir do dia 15 de setembro o comércio comemora o Dia do Cliente. Nesta data, as empresas aproveitam para fazer ações especiais, como sorteios, descontos e distribuição de brindes. Pensando em quem está querendo aproveitar a data, o Procon Municipal de Palmas chama a atenção dos consumidores para os cuidados, em especial, com as ofertas tentadoras do período bem como o risco de golpes.
De acordo com secretário-executivo do órgão, Cristian Sendic Sudbrack, os consumidores devem estar atentos às ofertas e às grandes deduções, que as empresas estão oferecendo. "Ofertas muito vantajosas, descontos muito grandes, preços muito abaixo daqueles praticados pelo mercado devem acender um alerta a todos os consumidores, principalmente quando anunciado nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens instantâneas. Antes de adquirir algum produto as pessoas devem ter a certeza de que realmente precisam daquele produto e se o valor a ser pago não compromete seu orçamento".
O secretário adverte ainda que “é extremamente importante que o consumidor observe e pesquise o estabelecimento ou site da oferta, e se os preços são realmente atrativos. Nas compras realizadas on-line é importante verificar a confiabilidade da loja e estar atento ao prazo de entrega antes de finalizar a comprar, além de verificar se a empresa tem endereço fixo e informações básicas como Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e telefone para contato, e principalmente, se possui um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)", informou.
Em caso de abusos ou violação de direitos, o consumidor deve formalizar a denúncia nas unidades do Procon Municipal de Palmas, localizadas na Avenida JK, ou na Unidade do Resolve Palmas em Taquaralto, mais informações podem ser obtidas pelos telefones: Unidade JK: (63) 3212-7771, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e na Unidade Taquaralto: (63) 3212-7656, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas.
Dicas
- Pratique o consumo consciente comprando somente se realmente precisar
- Fique atento quanto à marca e qualidade do produto
- Desconfie de preços muito baixos e leia atentamente as informações, principalmente as que estão com asterisco
- Sempre exija nota fiscal de compra do produto
- Nas compras on-line veja se os prazos de entrega estão de acordo com o seu tempo de espera para receber o produto
- Consulte em sites de reputação se há reclamações contra a empresa que está vendendo o produto. A consulta deve ser feita através do site www.consumidor.gov.br, na opção Indicadores).
- Veja se o preço ao comprar on-line está realmente compensando, se trata de uma oferta
- Lembre-se: compras pela internet podem ser canceladas ou o produto devolvido no prazo de sete dias. Já nas lojas físicas informe-se sobre a política de trocas
- Cuidado com links e boletos enviados por WhatsApp e pagamentos por PIX