Procon Municipal de Palmas promove ação pré-Black Friday e orienta consumidores
Objetivo foi conscientizar os fornecedores sobre as obrigações preconizadas no Código de Defesa do Consumidor
Com a Black Friday se aproximando, o Procon Municipal de Palmas reforçou as ações educativas e de fiscalização em toda Capital. A meta é garantir que os consumidores tenham seus direitos respeitados. Nesta quinta-feira, 28, a equipe do órgão realizou uma fiscalização em várias lojas localizadas na Avenida JK, Avenida Tocantins e nos shoppings da Capital, com foco na conscientização dos fornecedores sobre as obrigações para assegurar que as promoções praticadas durante este período sejam transparentes respeitando o que preconiza o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Segundo o secretário executivo, Rafael Dias, as visitas realizadas tiveram como foco verificar como será realizada a política de troca, a devolução dos produtos e garantia ofertada pós-venda. Além disso, foi disponibilizado um guia prático do CDC para os fornecedores, abordando pontos essenciais, como: publicidade clara e não enganosa, garantia de estoque para ofertas anunciadas, regras sobre preço e validade de promoções. “Ações como essa, especialmente no período da Black Friday que impulsiona o comércio em toda a cidade, são muito importantes, pois nesse momento, há um aumento na busca por produtos com preços e condições mais atrativas, que podem fazer com que o consumidor caia em armadilhas”, explicou.
Canal de atendimento durante a Black Friday
Na sexta-feira, 29, dia da Black Friday, das 8 às 18 horas, o Procon estará em atendimento para qualquer reclamação, dúvida ou denúncia nas unidades do órgão, localizadas nas unidades do Resolve Palmas do Capim Dourado Shopping, Avenida JK, e na Rua 05, próximo à Avenida Tocantins, em Taquaralto. Os consumidores podem ainda entrar em contato pelo seguinte número (63) 99282-9640 ou ainda pelos e-mail proconmunicipal@palmas.to.gov.br.
Orientações
Faça uma lista e defina quais produtos você deseja comprar e estabeleça um orçamento;
Entenda as políticas de pagamento, entrega e devolução e troca já que a obrigação de troca é somente em caso de vícios;
Certifique-se de que o produto tenha garantia;
Tenha cuidado redobrado nas ofertas muito abaixo do mercado;
Se adquirir produtos por lojas on-line compre apenas em sites com selo de segurança (HTTPS) e reputação comprovada;
Verifique a autenticidade do site. Certifique-se de que o site é oficial e não uma cópia.
Não clique em links suspeitos. Evite links enviados por e-mail ou mensagens;
Cuidado com o golpe do pagamento na modalidades Pix. Verifique se o QR Code é oficial e não foi alterado;
Compras pelo WhatsApp – fique atento e desconfie de mensagens com links ou pedidos de informações pessoais.
Texto: Ascom Procon Palmas
Edição: Secom Palmas