Páscoa
Qualidade, validade, procedência dos produtos e condições de armazenamento também devem ser verificados pelos consumidores – Foto: Lia Mara
Páscoa
11 abril 2025 às 17:44

Procon Palmas orienta consumidores sobre compras durante a Semana Santa

Objetivo é garantir que a população possa aproveitar a data com segurança, economia e com seus direitos garantidos

Com a proximidade da Semana Santa, o Procon Municipal de Palmas alerta os consumidores sobre os cuidados necessários na hora das compras, especialmente de produtos típicos do período, como pescados e chocolates. O objetivo é garantir que a população possa aproveitar a data com segurança, economia e com seus direitos garantidos.

O órgão recomenda que os cidadãos palmenses se atentem e antecipem as compras, já que muitos produtos costumam ter aumento de preço ou escassez nesse período. A orientação é para que os consumidores comparem, também, os preços em diferentes estabelecimentos, principalmente dos itens mais procurados nessa época como bacalhau, peixes e ovos de Páscoa.

O Procon ainda recomenda que panfletos, anúncios e registros de ofertas sejam guardados pois podem servir como prova para assegurar o cumprimento dos preços anunciados pelos estabelecimentos.

Promoções

Outra recomendação diz respeito às promoções exageradas, descontos muito atrativos, que podem ser irreais e, por isso, devem ser analisados com cuidado. O Procon aconselha que o consumidor verifique se o preço foi realmente reduzido.

A qualidade dos alimentos, validade, procedência dos produtos e condições de armazenamento também devem ser verificados pelos consumidores. Os produtos vendidos devem estar em perfeito estado de consumo e o comprador tem direito a medidas como reembolso e troca em casos de produtos estragados ou com defeito.

Já para compras feitas de forma on-line o consumidor tem até sete dias após a compra para devolver o produto ou solicitar reembolso conforme o Código de Defesa do Consumidor. Vale lembrar que este direito também se aplica a compras realizadas fora de lojas físicas ou por telefone.

Para mais informações sobre direitos e garantias dos consumidores, a população pode procurar o Procon Municipal Palmas, por meio do telefone (63) 3212-7771, ou presencialmente em uma das três unidades do Resolve Palmas – centro, Taquaralto e Capim Dourado Shopping. 

Texto: Ana Júlia Mota – estagiária sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom

Edição: Iara Cruz