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Professores de Palmas recebem formação em Educação Especial e Inclusiva, em parceria com a Faculdade Unina
Evento foi promovido pela Semed e visa fortalecer a formação de professores, contribuindo para atualização e reformulação das práticas pedagógicas na rede de ensino da Capital
Em parceria com a Faculdade Unina, de Curitiba (PR), a Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) promoveu nesta quinta-feira, 8 de julho, curso de formação voltado para professores lotados em salas de recurso multifuncional e gestores das unidades educacionais da Rede Municipal de Palmas. O evento, que aconteceu na Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, visa fortalecer a formação de professores, contribuindo para atualização e reformulação das práticas pedagógicas na rede de ensino da Capital. A capacitação de profissionais da educação já é prática constante da Semed, a qual tem investido em aquisição de equipamentos que auxiliam na alfabetização de alunos especiais. Desta vez, a Semed investiu em palestrantes especialistas na área.
A formação foi dividida em dois turnos. No período da manhã as palestras foram conduzidas pelos especialistas Dr. Rubens Wajnsztejn, com o tema: ‘Diagnosticar sem rotular, singularidades no aprender’ e Alessandra Wajnsztejn, que falou sobre ‘Como lidar com os transtornos de aprendizagem’. Já no período da tarde, Flávia Cabral palestrou sobre ‘Noções de inclusão, legislação, direitos e Transtornos do Espectro Autista (TEA)’ e Tarciely Borges Galvão sobre ‘Inclusão e adaptação escolar; condicionamento operante, avaliação, adaptação curricular; Manejo de Planejamento – Iniciação ao Plano Educacional Individualizado (PEI)’.
O secretário municipal da Educação de Palmas, professor Fábio Chaves, fez a abertura do evento e frisou que um dos objetivos centrais dessa formação é concretizar o PEI. “Primeiramente, a formação vem agregar conhecimento, fazer com que os professores e profissionais que atendem direta e indiretamente os alunos especiais possam estar alinhados com o que temos de conhecimento, abordagem e técnicas cientificamente comprovadas. E, em destaque, peço atenção para a elaboração do PEI e ao atendimento e abordagem individualizadas, para que possamos assim colaborar com as especificidades de cada criança. A Lei exige mas não queremos apenas cumprir a Lei, mas fazer com qualidade para termos um resultado positivo na sociedade”, enfatizou o secretário.
A palestrante Alessandra Wajnsztejn se encantou em conhecer o sistema educacional do Município. “Fiquei muito feliz quando vi a programação dessa formação pois tem uma sequência de instrumentos, ideias e outras formações que proporcionarão um avanço para a educação inclusiva de Palmas. Eu dou aula em diversos lugares do Brasil e aqui em Palmas eu vi um movimento de querer fazer a diferença. Eu estou muito esperançosa com Palmas, vi um público de educadores vinculados à essa formação, que serão multiplicadores. Volto realizada, com sensação de que a educação de Palmas será exemplo para muitos”, disse a palestrante.
Breve currículo dos palestrantes
Rubens Wajnsztejn é médico neurologista da infância e da adolescência. É regente da Neurologia do Centro Universitário Medicina (FMABC). Possui graduação em Medicina, residência médica em Neurologia Infantil. É mestre em distúrbios da comunicação humana. Atualmente é professor assistente em Neurologia, docente e coordenador da Residência Médica em Neurologia Infantil – coordenador e preceptor. É neurologista da infância e adolescência do Instituto ABCWRW & CIA – Multi Inter. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil e atualmente é presidente da Associação Pan-Americana de Medicina Canabinoide.
Alessandra Wajnsztejn possui graduação em Psicologia. É mestre em Ciências da Saúde, possui pós-graduação em Psicopedagogia e Neuropsicologia. Atualmente é pós-graduanda em Neuroaprendizagem pelo Centro Universitário de Cedicina ABC – SP. É psicóloga assistente da disciplina de Neurologia Infantil e da Adolescência na FMABC. É docente e coordenadora de cursos de pós-graduação. Coautora da ferramente de sondagem e intervenção – ecos na aprendizagem: aspectos socioafetivos e psicopedagógicos 2020. É coautora do instrumento Solep 2024, coordenadora do Núcleo Especializado em Avaliação Interdisciplinar em Neuroaprendizagem da Faculdade de Medicina do ABC com enfoque nos transtornos do neurodesenvolvimento. Coordenadora do curso de Transtornos do Neurodesenvolvimento e Neuroeducação. É coordenadora do curso de Neuroaprendizagem da FMABC 2004/2018, é membro do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. Idealizadora do movimento dislexia TDAH GABC.
Flávia Cabral é graduada em Direito, graduanda em Psicologia e pós-graduanda em Análise do Comportamento. É fundadora da Associação de Proteção aos Autistas de Gurupi (Aspag). É Equoterapeuta, habilitada pela Ande-Brasil em equoterapia. Flávia Cabral é mãe atípica há 14 anos.
Tarciely Borges Galvão é psicopedagoga, analista do comportamento, especialista em autismo. Seu trabalho é voltado para comportamento e educação de pessoas com desordens, relacionadas ao desenvolvimento. Tarciely também é especialista em inclusão, adaptação escolar e curricular.
Texto: Ascoom Semed Palmas
Edição: Juliana Matos/Secom