Profissionais concluem curso sobre Emergências Psiquiátricas
Qualificação teve como objetivo capacitar os profissionais para lidar com pacientes em crise psiquiátrica
Nesta quinta-feira, 9, cerca de 25 profissionais finalizaram o curso de Emergências Psiquiátricas. A capacitação, dividida em dois módulos, abordou temas essenciais para o atendimento psiquiátrico emergencial e foi realizada na sede do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas (IVM).
O primeiro módulo, ministrado nos dias 24 e 25 de abril, concentrou-se na identificação e no tratamento de quadros de surtos psicóticos, agressividade, crises de ansiedade, esquizofrenia, além do uso de álcool e drogas, todos fatores desencadeadores de agitação psicomotora. Já o segundo módulo aconteceu na quarta-feira, 8, e na manhã desta quinta-feira, 9.
De acordo com o médico socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Túlio Duarte, nesta segunda etapa o foco do curso foi o atendimento à tentativa de suicídio. “Esses pacientes são aqueles que têm o intento suicida, que já planejaram, tentaram ou estão prestes a consumar o ato. O foco, tanto na abordagem, para tirar a pessoa da crise por meio do diálogo, contenção física e cuidados na prevenção, quanto na intervenção pós-incidente”.
O curso teve como público-alvo profissionais da saúde de várias áreas, como Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Samu, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades Básicas, além de integrantes das forças policiais e do Corpo de Bombeiros. Um dos participantes, o médico Matheus de Araújo Oliveira destacou a relevância do curso para aprimorar o atendimento a pacientes em crise, ressaltando a aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos.
“O importante no curso para nós é sabermos abordar melhor os pacientes em crise, pois lidamos com pacientes diariamente. Temos consultas, atendimento em grupo, terapia individual e até terapia em conjunto todos os dias. Às vezes, mesmo durante a terapia ou em qualquer outra situação, eles enfrentam gatilhos ou não têm uma estrutura familiar sólida. Em alguns casos, conseguimos controlar as crises e isso está nos ajudando muito. Podemos conversar com eles, saber como lidar com o que podemos ou não dizer”.
A iniciativa de disseminar a capacitação sobre Emergências Psiquiátricas em Palmas é coordenada pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu, em colaboração com a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e a Secretaria Municipal da Saúde (Semus).
Texto: Fesp