Profissionais da saúde são capacitados para início da vacinação contra a influenza
Profissionais puderam relembrar sobre as dosagens, intervalo entre doses e público-alvo da campanha que começa nesta quarta, 14
Técnicos de enfermagem responsáveis pelas salas de vacina das Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital participaram de capacitação para começar a 23ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que inicia nesta quarta-feira, 14. A ação é da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por meio da Central Municipal de Vacina (Cemuv).
Os profissionais puderam relembrar sobre as dosagens, intervalo entre doses e público-alvo. “O curso relembra os técnicos sobre a dinâmica de vacinação contra a gripe, que não sofreu muitas mudanças desde a última campanha, mas que é importante reforçar”, disse a coordenadora da Cemuv, Elaine Katzwinkel.
O curso também tratou sobre o registro de vacinação nos programas do Sistema Único de Saúde (SUS), que funcionam em tempo real. “Orientamos os servidores sobre a necessidade de terem cadastros ativos nesses programas e registrar as doses administradas com afinco, para que possamos gerar dados precisos e acompanhar o percentual de imunização dos públicos preconizados”, explica Elaine.
Nesta segunda-feira, 12, a Semus recebeu da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) 11.270 doses da vacina contra a gripe. As doses passaram por conferência, separadas e encaminhadas com os insumos (seringas, álcool e algodão) para cada USF.
USFs disponíveis
Estarão disponíveis para vacinação contra a Influenza todas as USFs que não tenham atendimentos exclusivos para a Covid-19, as chamadas unidades sentinelas. Ou seja, não terão imunização as USFs da Arno 61 (503 Norte), Eugênio Pinheiro, no Jardim Aureny I, Arne 53 (406 Norte), (ASR-SE 75)(712 Sul), Arse 131 (1304 Sul) e José Lúcio, no Lago Sul. Na USF do Jardim Taquari e Walter Pereira Morato, em Taquaruçu, as doses serão aplicadas normalmente.
Prioridades
Conforme o Plano Nacional de Imunizações (PNI), os grupos prioritários a serem vacinados serão distribuídos em três etapas, sendo:
Primeira etapa (14 de abril a 10 de maio): crianças com seis meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
Segunda etapa (11 de maio a 8 de junho): idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas.
Terceira etapa (9 de junho a 9 de julho): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.