
Projeto ‘Confeccionando seu ábaco’ integra alunos e família no ensino da Matemática
Os conteúdos de Matemática e História são trabalhados de maneira interdisciplinar
Alunos do 4º
ano da Escola de Tempo Integral Caroline Campelo confeccionam seus próprios
instrumentos de aprendizagem matemática. Com o incentivo do professor e da ajuda
familiar eles reciclam materiais de uso doméstico de maneira divertida e
interativa no projeto intitulado ‘Confeccionando seu ábaco’.
Não faltou
criatividade na seleção dos materiais e na sua montagem. Os mais variados
objetos reutilizados emprestaram cores e formas ao ábaco romano criado por
eles. Durante as aulas eles receberam orientações de como construir seu próprio
instrumento, incentivados à compreensão da ordem numérica de modo
interdisciplinar com abordagem de conteúdos da disciplina de História.
A ideia do professor Francisco Paulo é utilizar as criações como recurso didático no ensino da Matemática. De acordo com ele, a ação facilita e enriquece as aulas, tornando-as mais interessantes, estimulando nos alunos o raciocínio lógico e uma melhor assimilação do conteúdo.
Para o
educador, “a educação tem que considerar o desejo da criança, despertar a sua
curiosidade de aprender, uma vez que elas têm necessidade de ser criança e é aí
onde entra o trabalho lúdico”, destaca.
A aluna
Vitória Ribeiro fala de como foi legal construir o seu ábaco contando com a
ajuda dos familiares. Ela explica que o instrumento possibilita a resolução dos
cálculos mais difíceis que não podem ser feitos com o uso dos dedos das mãos.
Já o seu colega Renan Chaves relatou o apoio da família na criação do
instrumento e que por meio da experiência pôde aprender brincando.
Revisão e
postagem: Iara Cruz