Projeto Germinar beneficia milho para uso na merenda escolar
Alimento colhido é cortado e embalado para congelamento
O tempo da colheita do milho plantado na área livre da Escola e Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, no Jardim Aureny III, chegou durante o recesso escolar. Para preservar as propriedades do alimento em condições de ser utilizado na merenda dos alunos, a equipe do Projeto Germinar promoveu nesta sexta-feira, 10, a colheita, descascamento, corte e embalamento para ser congelada a produção de 3500 espigas que foram plantadas em outubro do ano passado.
Os alunos do 8º ano que participaram de todas as etapas da lavoura, do plantio aos cuidados como controle de pragas e adubação, não puderam participar da colheita porque as aulas ainda não recomeçaram. Como o incremento na merenda é um dos objetivos do projeto, somente a equipe técnica e estagiários se encarregaram do trabalho. “O Germinar tem como foco principal a participação dos alunos, mas não podemos perder o melhor momento para colher. Por isso mobilizamos toda a equipe para conservar este milho até o retorno das aulas, quando poderá ser convertido em diversos pratos saborosos e nutritivos”, explica Bomfim dos Reis, técnico do Germinar.
O projeto tem como objetivo difundir conhecimento sobre a agricultura e o agronegócio e enriquecer o cardápio escolar com alimentos produzidos em áreas ociosas das escolas. Participaram da atividade os estagiários Vitória Scopel, Maylla Dias, Agda Viana, Kesia Solange, Lucas Mendes, Lucas Shiling e João Victor, os técnicos Daniel Alves Panta e Bomfim dos Reis e os colaboradores da escola Domingos Ribeiro e José Nascimento.
Texto: Redação Semed Palmas
Edição: Denis Rocha/Secom Palmas