Projeto Mais Saúde leva atendimentos para a região do assentamento São João em Palmas
Foram ofertados à comunidade serviços de atendimento médico, psicológico, nutricionista, Bolsa Família, dentre outros
Com a expectativa de atender em torno de 1.300 moradores da região do Assentamento São João, em Palmas, o projeto Mais Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), esteve na Escola Municipal Marcos Freire nesta quinta, 04. Segundo a coordenadora da Unidade de Saúde da Família (USF) do Morada do Sol, Necy Batista, foram ofertados à comunidade serviços de atendimento médico, psicológico, nutricionista, Bolsa Família (atualização cadastral, realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social – Cras e pesagem), planejamento familiar, laboratório, e a vacinação contra Covid-19 e de rotina. “Com a parceria da Escola e do Cras foi possível abranger os atendimentos e levar também palestras que incentivam principalmente os homens a buscarem mais o atendimento médico, enfatizando a Campanha do Novembro Azul”, explicou Necy Batista.
O chacareiro José Carlos Pereira da Silva Martins foi à ação em busca de atendimento médico e laboratorial, e declarou que é preciso aproveitar esse incentivo para cuidar da sua saúde. Outro morador da região do Assentamento São João, Wilson Dias Nascimento buscou atendimento médico para si e vacinação de rotina para os dois filhos de 10 e 13 anos que estudam na escola.
A facilidade no atendimento também levou José Moura Evangelista à vacinação de reforço contra a Covid-19. Ele ressaltou que pretende comemorar seus 82 anos em janeiro imunizado e protegido.
Vacinação
Está disponível para a população acima de 12 anos, com e sem comorbidade, bem como a dose de reforço para idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos. A área técnica da Vigilância em Saúde reforça que os idosos e profissionais da saúde devem observar o intervalo de seis meses (180 dias) da aplicação da segunda dose e os imunossuprimidos, de 28 dias. Importante informar que o adiantamento de 21 dias é referente à segunda dose e que o reforço segue o mesmo intervalo.
As doses da vacinação de rotina estão definidas na caderneta da criança e do adolescente. A vacina da Influenza, por sua vez, está disponível para a população acima de seis meses de idade.