Ação coletiva em saúde bucal e cuidado individual em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Bucal
Saúde Pública
20 março 2025 às 15:03

Projeto Primeiro Molar Permanente sensibiliza população de Palmas sobre importância do autocuidado em saúde bucal

Programa municipal acontece na Unidade de Saúde da Família Albertino Santos, localizada na Arse 101

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Bucal, a Prefeitura de Palmas, por meio da Unidade de Saúde da Família Albertino Santos, localizada na Arse 101 (1004 Sul) realizou nesta quinta-feira, 20, o ‘Projeto Primeiro Molar Permanente’, com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância do autocuidado em saúde bucal e reduzir a prevalência da perda dentária na população.

O projeto promove acompanhamento odontológico contínuo exclusivo para crianças de três a 12 anos de idade todas as terças-feiras, com o objetivo de prevenir cárie na vida adulta. 

Os profissionais de saúde bucal ressaltam que o dente primeiro molar permanente começa nascer aos seis anos de idade, na parte de trás da boca e são os dentes mais acometidos pelas cáries, sendo eles os elementos de maior índice de perda dentária, mas acabam sendo negligenciados pelos pais por pensarem se tratar de um dente de leite.

A ação coletiva em saúde bucal e cuidado individual foi composta por palestras educativas, avaliação odontológica individual, levantamento epidemiológico anual, para monitoramento dos resultados da ação, escovação supervisionada, entrega de kits odontológicos e tratamento odontológico restaurador individual.

O Projeto Primeiro Molar Permanente da Estratégia Saúde da Família (ESF) é desenvolvido pela preceptora cirurgiã-dentista Elma Pereira da Silva Carneiro e conta com o auxílio da Associação Brasileira de Odontologia Tocantins (ABO) e o Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO-TO). 

Texto: Adryelli Israel – estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom

Edição: Denis Rocha