Projeto Sussuapara Conecta é apresentado pela FMA em encontro nacional
Em fase de contratação, proposta busca troca de experiências sobre conectividade e drenagem urbana
A Prefeitura de Palmas, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), apresentou nesta terça-feira, 6, o projeto Sussuapara Conecta no 2º Encontro Nacional Iclei Brasil, no painel "Financiando soluções baseada na natureza: casos de sucesso do GAP Fund Step up Project". O projeto está em fase de contratação através de uma cooperação técnica com a agência alemã Giz e com apoio pelo GAP Fund.
A presidente da FMA, Meire Carreira, explica que: "esse projeto está na contratação dos serviços e dos estudos e diagnósticos para elaborar essa ideia de conectividade, mas também tratar um outro componente, que é a drenagem urbana. Dentro desta proposta, nosso objetivo é realmente aprender com as experiências dos outros municípios."
Com mediação do secretári-executivo do ICLEI para a América do Sul, Rodrigo Perpétuo, a reunião teve palestras da executiva de Ação Climática e Biodiversidade Positiva do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Cecília Guerra; da secretária do Meio Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio de Janeiro, Tainá de Paula, e do secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SP), Rogério Menezes.
Gap Fund
O Gap Fund ajuda municípios em países em desenvolvimento e emergentes com o objetivo de suprir uma lacuna de financiamento para projetos que estejam em estado inicial ou não tenham ganhado ainda uma primeira versão de conceito e ideação do próprio projeto. O Banco Europeu de Investimento junto com o Banco Mundial são as duas instituições financeiras responsáveis por este fundo.