Público atendido pelo Caps AD III participa de oficina de dança de rua e palestra com dinâmicas
Iniciativa faz parte da programação da 3ª Semana de Conscientização e Prevenção às Drogas, promovida pela Fundação Municipal da Juventude
Seguindo com a programação da 3º Edição da Semana de Conscientização e Prevenção às Drogas, a Fundação Municipal da Juventude de Palmas (FJP) realizou mais uma rodada de conversa e dinâmicas sobre o assunto no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (Caps AD III), na manhã desta sexta-feira, 21.
Para este público em específico, a FJP levou para ministrar uma palestra sobre cuidado e tratamento de usuários de drogas a assistente social e residente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Liziane Silva Cruz. A conversa teve dinâmicas para ajudar o público a entender melhor como as drogas afetam o metabolismo do usuário. Muito mais que apenas conversar, o público presente pôde ouvir recitação de poesia e a oportunidade de participar de uma apresentação e oficina de dança de rua, oferecida pelo grupo de dança Sombras do Hip Hop.
Liziane Silva Cruz ressaltou a importância do evento incluir também a arte. “Temos potenciais artistas aqui dentro do Caps, que são excluídos por não haver políticas públicas para inserir essas pessoas. O centro de saúde atende não só a saúde, tratando a questão da substância, mas também inserindo os pacientes na cultura, como na dança, na pintura e na música. Ensiná-lo que ele não se resume só a ser usuário.”
Também esteve presente na ocasião o gerente de de Políticas sobre Drogas, Enriky Araújo Castro, que comentou a respeito da programação. “O Caps AD III é o equipamento público mais central dentro do eixo de cuidado, tratamento, acolhimento e reinserção social da Política Municipal sobre Drogas. Nesse sentido trouxemos essas dinâmicas culturais para mostrar novos caminhos para as pessoas que são atendidas por essas políticas. Pretendemos fazer um trabalho contínuo de inclusão social e cultural junto ao público atendido pelo Caps”.
A programação da Semana de Conscientização e Prevenção às Drogas encerrará na próxima segunda-feira, 24 de junho, no Centro de Ensino Médio (CEM) de Taquaralto.
Confira a programação final:
24/06 (seg) – CEM de Taquaralto
14h – Roda de conversa e bloco sobre prevenção;
14h50 – Roda de conversa e bloco sobre cuidado e tratamento;
16h20 – Oficina teatral;
16h55 – Batalha de rima e poesia.
Texto: Redação FJP