Reeleita para a gestão 2021-2024, prefeita Cinthia Ribeiro toma posse nesta sexta, 1º
Gestão iniciada em abril de 2018 se encerra neste 31 de dezembro com equilíbrio fiscal e importantes obras de infraestrutura em vários pontos da cidade
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, toma posse nesta sexta-feira, 1º de janeiro, para o segundo mandato no comando da Capital do Tocantins. Reeleita em 15 de novembro de 2020, com mais de 46 mil votos (36,24%), a gestora será empossada em cerimônia realizada pela Câmara de Vereadores, às 14 horas, juntamente com o vice, André Gomes e os 19 vereadores eleitos no pleito municipal. Em razão da pandemia do novo coronavírus, não haverá presença de público na cerimônia, que será transmitida ao vivo pelo canal do Legislativo no Youtube.
Primeira prefeita reeleita da história de Palmas e a única mulher escolhida nestas eleições para comandar uma capital brasileira, Cinthia Alves Caetano Ribeiro tem 44 anos, é viúva e mãe de João Antônio, de 13 anos. Eleita vice-prefeita em 2016, assumiu o cargo de prefeita em abril de 2018, após a renúncia do então gestor municipal. É filiada ao PSDB, primeiro e único partido ao qual se associou desde que ingressou na política.
Natural de Anápolis (GO), Cinthia chegou a cursar Engenharia Civil, mas se mudou para Brasília e formou-se em Fonoaudiologia. Foi no Congresso Nacional, onde trabalhou, que conheceu o saudoso senador João Ribeiro, com quem se casou e teve o filho João Antônio. Ao lado do marido nas articulações políticas e nas interlocuções com lideranças tocantinenses, Cinthia aprendeu a fazer a política da conciliação e do bem comum.
Pandemia
Cinthia Ribeiro chegou ao último ano de seu primeiro mandato enfrentando o maior desafio da história recente da humanidade, a pandemia do novo coronavírus. Foi firme na adoção de medidas restritivas e mobilizou a estrutura administrativa antes mesmo da confirmação do primeiro caso de transmissão em Palmas. Dessa forma, evitou a sobrecarga abrupta no sistema público municipal de saúde e ganhou tempo para reforçar a capacidade de atendimento à população.
Paralelamente aos investimentos pesados na aquisição de medicamentos e insumos, expansão do horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, contratação de novos profissionais de saúde, ampliação da oferta de leitos de estabilização nas Unidades de Pronto Atendimento e requisição de leitos clínicos na rede particular de hospitais, a Prefeitura de Palmas abriu outras frentes para minimizar os efeitos danosos da pandemia na educação, na economia, no social e em diversos outros setores. Leia mais sobre as ações da Prefeitura de Palmas contra a Covid-19 aqui.
E mesmo diante das adversidades e das novas rotinas impostas pela presença do vírus, a gestão municipal não parou. Ainda no primeiro semestre, deu início às obras da primeira etapa do Programa de Requalificação Urbana de Palmas, com investimento superior a R$ 114 milhões, beneficiando vários pontos da cidade com obras de drenagem pluvial, asfalto, duplicação de avenidas, sinalização viária e iluminação pública eficiente (LED). Dezenas de outras obras de infraestrutura custeadas com recursos próprios, financiamentos ou do tesouro federal via emendas parlamentares continuaram em andamento ao longo de 2020, levando transformação a diversas regiões da Capital. Leia mais sobre as obras de infraestrutura na Capital aqui.
Responsabilidade fiscal
A atual gestão elevou a qualidade dos investimentos públicos já realizados na Capital, condição necessária para que a economia se mantivesse aquecida para atrair novos investimentos e dinamizar aqueles existentes. Bem como promover a geração de empregos e renda, assegurar as políticas públicas para aqueles mais necessitados e garantir a manutenção da qualidade de vida, uma conquista de toda a população palmense. Leia mais sobre a eficiência fiscal de Palmas aqui.
Habitação
A gestão que se encerra neste 31 de dezembro representou uma das mais exitosas na área habitacional, com a maior entrega de unidades num período inferior a três anos. De abril de 2018 a dezembro de 2020, foram oito empreendimentos entregues, totalizando 2.420 apartamentos e casas, com investimento de R$ 185 milhões em recursos do governo federal e contrapartidas do Município de Palmas em forma de isenções de impostos. Outras 1.012 unidades estão quase prontas, com processos tramitando e previsão de entrega no primeiro semestre de 2021. Leia mais sobre o assunto aqui.
Educação
A educação foi um dos setores mais impactados pela pandemia do novo coronavírus. Com aulas presenciais suspensas desde março de 2020 e sem perspectiva de retorno ao longo do ano letivo, a Prefeitura de Palmas investiu em ferramentas tecnológicas para manter o atendimento aos alunos da rede municipal de ensino. O Palmas Home School e as teleaulas transmitidas por canal aberto de TV digital permitiram que os estudantes pudessem desenvolver as atividades pedagógicas em casa, recebendo suporte remoto dos professores. Saiba mais sobre as ações na Educação durante a pandemia.
Respeito ao servidor público
A gestão iniciada em abril de 2018 prezou pela recuperação do diálogo e do respeito ao servidor público municipal. Regularizou as progressões na carreira com o correto enquadramento dos servidores e colocou os pagamentos em dia, garantindo um direito dos servidores. A atual gestão implantou o expediente com seis horas diretas e adotou a cultura do pagamento dos salários antes do final de cada mês. Saiba mais aqui.
Informe-se
Para saber mais sobre as ações da Prefeitura de Palmas, acesse o portal de notícias no endereço https://www.palmas.to.gov.br/portal/noticias/. Consulte também o Portal da Transparência do município de Palmas para informações sobre a aplicação dos recursos públicos. Para saber mais sobre a Covid-19 na Capital, acesse o portal https://coronavirus.palmas.to.gov.br/.