
Reformas nos Centros de Referência de Assistência Social inauguram novo ciclo de melhorias em equipamentos públicos de Palmas
Programas sociais e ações de acolhimento e inclusão também são destaques do primeiro trimestre da gestão
A assinatura da ordem de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Karajá II, no setor Santa Bárbara, inicia uma série de reformas e melhorias que a Prefeitura de Palmas irá realizar nos Cras, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas).
A pasta, liderada pela primeira-dama, Polyanna Siqueira Campos, também se encarregou nos primeiros meses da gestão em equipar e colocar em funcionamento a Casa da Mulher Brasileira em ação conjunta com a Secretaria da Mulher (Semup). “Ao assumirmos essa missão de estar à frente da Política de Assistência Social, imediatamente acionamos a equipe para dar condições de total funcionamento da Casa da Mulher atuando em parceria com as gestoras da Semup, pois sabemos da importância desse equipamento”, destacou Polyanna.
Ainda de acordo com a gestora, outro passo importante foi “o mapeamento da real situação das estruturas dos Cras de Palmas e o início de um cronograma de obras de reformas para que a comunidade possa receber os atendimentos em um ambiente seguro e acolhedor”.
Reformas
As obras nos equipamentos públicos começaram pelo Cras Karajá II, no setor Santa Bárbara, no dia 27 de março. O local passa por manutenção predial corretiva e preventiva no tratamento e impermeabilização de paredes e estruturas, pintura interna e externa de paredes e forros; revitalização e troca de piso, manutenção de calçadas; adequação das instalações elétricas, hidrossanitárias e pluvial. Reforma das salas, banheiros e sala multiuso, copa e recepção, manutenção de esquadrias, portas e janelas, adaptações para acessibilidade na edificação, revitalização da estrutura da fachada do prédio, dentre outros serviços e reparos essenciais.
A reforma vai possibilitar um melhor acolhimento e atendimento às famílias e vai também melhorar o ambiente de trabalho dos servidores. “Tivemos o cuidado de discutir ponto a ponto de cada item da reforma, pois a comunidade merece um serviço eficiente e também é um dos objetivos da operação ‘Palmas Bem Cuidada’ com a determinação do nosso prefeito Eduardo”, afirmou Polyanna.
Passageiros do Futuro
Sob a gestão da Semas, o Programa Passageiros do Futuro foi instituído pelo Decreto nº 2.632, de 1º de janeiro de 2025, e está em construção com o objetivo de atender um total de 15 mil crianças, adolescentes e jovens até 2028. “O Passageiros do Futuro é uma iniciativa muito importante porque vai atuar em várias frentes de proteção social e promoção da qualidade de vida para nossas crianças, adolescentes e jovens. Além disso, traz em sua essência o Pioneiros Mirins um projeto de sucesso, mas com um novo formato”, destacou a gestora.
Texto: France Santiago e Eliene Campelo
Edição: Iara Cruz