Acolhimento contou com a prática corporal chinesa Lian Gong, dinâmicas de integração e uma confraternização – Foto: Miller Freitas
Escola de Saúde
11 abril 2025 às 17:18

Residentes da Fundação Escola de Saúde de Palmas são recepcionados com prática terapêutica chinesa

Iniciativa faz parte das ações de promoção da qualidade de vida desenvolvidas ao longo do mês de abril pela Prefeitura de Palmas

Os novos residentes da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) foram recepcionados nesta quinta-feira, 10, no Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, como parte das ações de promoção da qualidade de vida desenvolvidas ao longo do mês de abril. O acolhimento contou com a prática corporal chinesa Lian Gong, dinâmicas de integração e uma confraternização com pratos típicos, especialmente preparada para receber profissionais vindos de outros estados.

Recomendada pelo Ministério da Saúde, a prática terapêutica Lian Gong integra o conjunto conhecido como ‘18 Terapias’, pertencente à Medicina Tradicional Chinesa, e é reconhecida como uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a psicóloga residente Camila Lira da Silva, que veio de Manaus e reside na Capital há cerca de um mês, a oferta das práticas integrativas é fundamental no contexto do SUS. “Já conhecia a aromaterapia, entre outras práticas, mas é a primeira vez que tenho contato com o Lian Gong. Achei muito interessante e quero aproveitar minha atuação em Palmas para conhecer mais sobre esse tipo de cuidado”, afirmou.

Natural de Sergipe e residente do programa em Saúde da Família como biomédico, Pedro Alves de Oliveira Júnior conta que ficou surpreso com a atividade logo nos primeiros dias. “Não esperava uma capacitação sobre essa técnica na recepção, mas foi muito bem-vinda. Novas práticas fazem parte da experiência de trabalhar em um novo território”, destacou.

Atualmente, três Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas oferecem a prática do Lian Gong: USF Professora Isabel Auler (Arso 23/207 Sul), USF Francisco Júnior (Arso 41/403 Sul) e USF Loiane Moreno Vieira, na Arse 24, (210 Sul). De acordo com a coordenadora de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Tiemi Kojo, a intenção é ampliar a oferta. “Estamos trabalhando para expandir essa ação a outras unidades, capacitando profissionais para que a prática esteja presente em diversas regiões da cidade”, afirmou.

Lian Gong

O Lian Gong é uma série de exercícios terapêuticos que combinam movimentos suaves, respiração e concentração. A prática tem como objetivos prevenir e tratar dores musculares e articulares, melhorar o equilíbrio, a postura e a flexibilidade, além de promover o bem-estar físico e emocional.

Texto: Rodrigo Marques

Edição: Iara Cruz

Para a residente Camila Lira da Silva, a oferta da prática terapêutica é fundamental no contexto do SUS – Foto: Miller Freitas
Residente do programa em Saúde da Família como biomédico, Pedro Alves Júnior conta que ficou surpreso com a atividade logo nos primeiros dias – Foto: Miller Freitas