14 março 2012 às 17:05

Secretaria de Finanças cadastra contribuintes para utilização de serviços online

Empresários, contadores ou responsáveis por empresa devem se cadastrar no Portal de Prefeitura de Palmas para utilizar os serviços online da Secretaria Municipal de Finanças

A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) está cadastrando junto ao seu banco de dados digitais os contribuintes interessados em utilizar os serviços online da Pasta. Após este cadastro o contribuinte poderá utilizar a Declaração Mensal de Serviços (DMS) e estar apto para a emissão das Notas Fiscais Eletrônicas, que se encontram em fase final de testes para implantação.

 

O contribuinte (contador, responsável pela empresa ou representante legal) deverá preencher o formulário de informações através do link (http://responsaveldms.palmas.to.gov.br) e salva-lo junto ao banco de dados. O formulário deverá ser impresso e entregue na Gerência de Fiscalização e Tributação da Sefin assinado, juntamente com as cópias do Contrato Social da Empresa e CPF do cadastrado. Após a verificação dos dados a Sefin liberará o login e a senha para o acesso ao sistema.

 

O diretor de Arrecadação Tributaria, Walter Borges, ressalta que é de suma importância que a Sefin seja comunicada quando a pessoa cadastrada deixar de responder pela empresa. “Quando o responsável, contador ou tomador deixar de responder pela empresa a Sefin deverá ser comunicada para que possa negativar o acesso”, disse. O diretor ainda explica que está é uma ferramenta que auxilia muito para os contribuintes prestadores de serviços para o recolhimento do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), obrigatório para estes contribuintes. “Esse aplicativo dá mais agilidade e mais comodidade para o contribuinte, que não necessita de vir a secretaria enfrentar filas”, explica.

 

Nota Fiscal Eletrônica

 

Ainda segundo Walter Borges esse novo sistema validará, em breve, a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, que se encontra em fase final de teste e em breve será lançada para os contribuintes da Capital. “Será através deste mesmo cadastro que o contribuinte acessará as funções para emissão da Nota Fiscal Eletrônica”, pontua.


Para o diretor essa nova ferramenta faz parte do processo de modernização administrativa em curso na Sefin. “Estamos buscando com estas melhorias mais facilidades e mais agilidade para o contribuinte”, finaliza.