Secretaria de Mobilidade Urbana e Defesa Civil auxilia em ação de aferição de radar em Palmas
Procedimento teve início às 7 horas e segue até às 19 horas
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil atua no controle do tráfego nas proximidades dos radares que estão passando por aferição, nesta sexta-feira, 24. A ação teve início às 7 horas e segue até às 19 horas em trechos da Avenida Teotônio Segurado, Av. LO 19 e Av. Aeroporto.
Nesse período, os agentes de trânsito estão controlando e ordenando o trânsito de veículos e pessoas, garantindo assim a segurança da via, principalmente onde há maior fluxo.
A resolução 798/20 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê que os medidores de velocidade fixos controladores, conhecidos popularmente como radar, passem por verificação metrológica do medidor de velocidade a cada 12 meses. Tal aferição é feita pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Aferição de radar
Essa verificação, que também é conhecida como aferição de radar, é importante para garantir a precisão e confiabilidade dos aparelhos utilizados no controle e fiscalização do excesso de velocidade, é realizada por profissionais qualificados, utilizando equipamentos certificados e seguindo procedimentos estabelecidos na resolução.
O procedimento dura em torno de 30 minutos e a intervenção dos agentes de trânsito é absolutamente necessária no fluxo do tráfego local, geralmente o procedimento mais seguro para os profissionais envolvidos, para pedestres e motoristas é a interdição total da via.
Radares estão sendo aferidos nos seguintes trechos
- Av. Teotônio Segurado com a Av. LO 19 – sentido norte
- Av. Teotônio Segurado com a Av. LO 19
- Av. Aeroporto com Av. Teotônio Segurado – sentido leste/oeste
Consulte equipamentos instalados
Tendo o resultado de aprovação na medição, após a verificação, o Inmetro emite um certificado que confirma a confiabilidade na medição do equipamento. O cidadão pode consultar os equipamentos instalados na cidade clicando aqui.
Texto: Redação Secom Palmas
Edição: Denis Rocha/Secom Palmas