O secretário municipal da Educação, professor Fábio Chaves, esteve na manhã desta quarta-feira, 27, na Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Teixeira, para prestigiar a apresentação do ‘Júri Simulado em Acidentes de Trânsito’, encenada pelos alunos da ETI Padre Josimo Tavares, que estiveram na unidade escolar e, com muita desenvoltura e presença de palco, deram uma aula de educação para o trânsito sobre tudo que aprenderam com as atividades do projeto ‘EducarPRF – Transformar atitudes para preservar vidas’.
Em sua fala, Chaves agradeceu a Polícia Rodoviária Federal (PRF), afirmando que a parceria educacional busca formar cidadãos mais conscientes sobre seus direitos e deveres no trânsito. “É motivo de muita satisfação estar aqui, numa unidade escolar e verificar o resultado do trabalho da nossa equipe de professores e de todos os servidores, mas principalmente, de prestigiar esse momento em que essas crianças e adolescentes têm a oportunidade de vivenciar a experiencia jurídica de um tribunal do júri. Desejo que possam ganhar muito conhecimento, não só da área jurídica, mas principalmente, como cidadãos, os quais depositamos muita esperança de construir caminhos diferentes do que hoje nos envergonha, que são os crimes de trânsito.”, ressaltou.
Representando a PRF, Marco Cunha afirmou que um trânsito seguro passa pela educação da sociedade e que essa educação começa desde cedo com as crianças aprendendo sobre leis de trânsito. “Através desse júri simulado, vocês estão provocando conscientização e mudando comportamentos, pois como diz o lema do projeto, devemos transformar atitudes para preservar vidas.”
A ex-aluna da ETI Anísio Adriana Moraes, 16 anos, que esteve na unidade escolar para prestigiar a apresentação, conta que foi pioneira do projeto na escola, exercendo o papel de juíza e que foi na simulação do júri simulado que nasceu seu desejo de se tornar uma advogada. “A partir dessas peças teatrais, a gente aprende lições que ficam para nossa vida, que temos uma responsabilidade muito grande no trânsito, tanto com a nossa vida, quanto com a vida do outro. Além disso, participar dessa atuação nos faz desenvolver muitas habilidades: oratória, persuasão, e saber o que fazer em situações de pressão, e foi tudo isso que despertou em mim o desejo de seguir a careira jurídica”, finalizou.
A diretora da ETI Anísio, Gigi Carvalho, parabenizou os alunos afirmando que o trabalho apresentado reflete o empenho e dedicação da PRF e de todos os profissionais da educação que cumpre o seu papel, não só educativo, mas também o papel social perante toda a comunidade escolar.
Texto: Semed Palmas
Edição: Secom Palmas