Secretário realiza reuniões com representantes da capoeira e das batalhas culturais
Encontros tem objetivo de alinhar propostas e discutir demandas de igualdade racial e direitos humanos
O secretário Extraordinário de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), José Eduardo de Azevedo, participou nesta quinta-feira, 23, de reuniões com representantes dos movimentos de capoeira e da batalha de rimas em Palmas. Os encontros tiveram como objetivo discutir demandas e alinhar propostas para o fortalecimento das iniciativas culturais na Capital.
Pela manhã, o secretário esteve com os mestres Índio e Pesado, onde foram debatidas ações para o fortalecimento da capoeira em Palmas. Na ocasião, os mestres e o secretário visitaram o mestre Besouro, um dos mais antigos representantes da capoeira na cidade e no estado, no setor Vale do Sol, região sul da Capital. O diretor da Seirdh, Nélio Lopes, também participou da reunião.
No final da tarde, José Eduardo recebeu integrantes do Coletivo Batalha do Cultural, que organiza batalhas de rima semanais no Espaço Cultural, aos domingos, a partir das 19 horas. Os membros Belyza Bitencourt, Ed Elias, Gabriel Queiroz, Kellianny Morais e Rafael Dallag apresentaram solicitações voltadas à melhoria da estrutura e ao fortalecimento das atividades promovidas pelo coletivo.
“Nós, do Coletivo Batalha do Cultural, atuamos na promoção da cultura hip-hop em nossa cidade, especialmente através de batalhas de rima, oficinas e eventos culturais que fortalecem a juventude e promovem valores como criatividade, respeito e inclusão social nas periferias”, explicou Belyza, produtora da Batalha.
O secretário destacou a importância do diálogo com os movimentos culturais para a construção de políticas públicas. “Esses encontros nos permitem ouvir as necessidades diretamente de quem promove a cultura em nossa cidade. Nosso papel é acolher essas demandas e buscar soluções que ampliem as possibilidades dessas iniciativas,” afirmou.
Texto – Redação Seirdh
Edição: Denis Rocha/Secom Palmas