Sedem e Fieto firmam cooperação para apoiar público empreendedor
O protocolo de intenções prevê conjunto de iniciativas para fortalecer o desenvolvimento industrial de Palmas
Com o objetivo de apoiar o público empreendedor, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedem), e a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) assinaram na manhã desta quarta-feira, 16, um protocolo de intenções que prevê um conjunto de iniciativas e ações para fomentar o desenvolvimento industrial da Capital. São esperadas ações como promoção de cursos e capacitações na indústria, formatação de metodologias e realização de pesquisas e estudos, assim como viabilizar a aproximação entre as entidades para atender as demandas da indústria, além de auxiliar o público empreendedor com a oferta de soluções para seus negócios.
A cerimônia aconteceu na sede da Fieto e assinaram o termo o secretário da Sedem, Gustavo Bottós, e o presidente da Fieto, Roberto Pires. “Essa é uma importante parceria, na qual iremos buscar fazer uma grande diferença no segmento industrial em Palmas, com capacitação. A gente sabe da grande demanda por gente capacitada para a indústria e esse esforço vai gerar muita oportunidade para as pessoas se capacitarem. E estamos com um portfólio à disposição da secretaria para fazermos esse grande diferencial”, destacou o presidente da Fieto.
Para o secretário Gustavo Bottós, a parceria irá impulsionar também a construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico. “Esperamos construir ações de capacitação, captação de mão de obra e de investimento em infraestrutura, envolvendo o Governo, Fieto, o Sebrae que já é parceiro, e o máximo possível de atores visando construir o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, uma obrigação legal, estabelecida na Lei Complementar Nº 400/2018", destacou.
Segundo Bottós, o plano já está em discussão e, em breve, para sua construção, serão ouvidas as necessidades de vários segmentos, para que o aspecto do desenvolvimento econômico de Palmas possa ser pensado nos próximos 15 ou 20 anos.
Sobre as capacitações, o município, juntamente com parceiros, fará um diagnóstico para entender os pontos mais sensíveis que precisam ser atendidos e assim direcionar de forma responsável os recursos públicos.